Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

VÍDEO: Ônibus fica completamente destruído após pegar fogo em Campinas

A Guarda Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros foram acionados e conseguiram conter as chamas

Um ônibus da linha municipal 391 pegou fogo na manhã desta terça-feira (19) no distrito de Sousas, em Campinas (SP). O incêndio aconteceu na Rua Walter Puggina e deixou o veículo completamente destruído.

Segundo informações da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), o motorista percebeu o início das chamas a tempo e conseguiu retirar todos os passageiros em segurança. Eles foram transferidos para outro ônibus da linha.

Imagens gravadas por moradores mostram o coletivo em chamas, com fumaça densa e a estrutura do veículo sendo totalmente consumida pelo fogo.

A Guarda Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros foram acionados e conseguiram conter as chamas. Ninguém ficou ferido na ocorrência.

A causa do incêndio ainda está sendo investigada. Técnicos da Emdec e peritos vão analisar o veículo para identificar se houve falha mecânica, elétrica ou outro fator que tenha provocado o fogo.

Casos recentes de incêndio em ônibus

  • Terminal Campo Grande: No dia 19 de junho de 2025, um ônibus da empresa Itajaí foi completamente destruído por um incêndio na parte frontal, enquanto estava estacionado e sem passageiros. O Corpo de Bombeiros controlou as chamas após cerca de duas horas, e o incidente causou trincamento de vidros e danos em parte da zona de desembarque do terminal. A causa suspeita foi uma pane elétrica, mas aguarda confirmação da perícia.
  • Rua Major Solon — bairro Cambuí: No dia 24 de junho de 2025, outro ônibus, da linha 362 operada pela Cotalcamp, pegou fogo enquanto trafegava pela região. O incêndio atingiu também um carro estacionado próximo, deixando o coletivo completamente destruído. Ninguém ficou ferido.

Esses incidentes fazem parte de uma série de três incêndios em ônibus registrados em apenas uma semana, um cenário alarmante para o transporte público da cidade.

Medidas emergenciais da Emdec

Em resposta ao aumento dos casos, a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) anunciou uma operação emergencial para inspecionar toda a frota municipal. A ação, iniciada em 25 de junho de 2025, abrange 1.086 veículos das empresas VB3, Campibus e Itajaí, com inspeção até 31 de julho de 2025.

A vistoria se concentra em componentes frequentemente associados ao risco de incêndio, especialmente problemas elétricos e falhas no sistema mecânico, incluindo motor de partida, bateria, vazamentos de óleo ou combustível, isolamento térmico do motor e escapamento


Continua após a publicidade

Autor

  • Camila Borges dos Santos

    Jornalista formada pela Universidade Paulista em 2023, com experiência em apuração, produção de pautas, apresentação e cobertura de matérias jornalísticas em diferentes formatos.

VEJA TAMBÉM

Foto destaque Karoline Lima e Leo Pereira

Beijo de Karoline Lima e Léo Pereira após jogo do Brasil agita a internet

Foto destaque dengue Santos

Mutirão contra Aedes aegypti em Santos: veja a agenda de ações desta semana

Foto destaque Neymar treino (1)

Neymar participa de treino completo e deve reforçar o Brasil diante da Escócia

Foto destaque Unicamp

Vestibular Unicamp 2027: prazo para pedir isenção da taxa é prorrogado

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.