Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Moraes transfere R$ 18 milhões da Starlink para a União

Medida foi assinada na quarta-feira e divulgada hoje pelo STF
WhatsApp Image 2024-09-13 at 17.52.45

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu transferir para a União R$ 18,3 milhões que foram bloqueados nas contas da Starlink e da rede social X.blankblank

A medida foi assinada na quarta-feira (11) e divulgada hoje pelo Supremo. Na mesma decisão, Moraes determinou o desbloqueio das contas da Starlink por entender que o valor das multas aplicadas contra rede X estão quitadas.


Continua após a publicidade

No início deste mês, o ministro determinou o bloqueio para garantir o pagamento de multas pelo descumprimento de decisões sobre o bloqueio de perfis de investigados pela Corte na rede social X. As duas empresas pertencem ao bilionário Elon Musk.

Após a decisão, a empresa norte-americana de internet via satélite recorreu ao Supremo para derrubar a decisão, mas o recurso foi rejeitado pelo ministro Cristiano Zanin.

A Starlink fornece serviço de internet para áreas rurais do país e tem contratos com órgãos públicos, como as Forças Armadas e tribunais eleitorais.

O desbloqueio das contas não interfere nas operações da rede X, que continuam suspensas no Brasil. A suspensão foi determinada por Alexandre de Moraes no início deste mês e ocorreu após o fim do prazo de 24 horas dado pelo ministro a Elon Musk, dono da rede social, para indicar um representante legal no Brasil. A decisão foi confirmada pela Primeira Turma da Corte.

No dia 17 de agosto, Musk anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil após a rede social ser multada por se recusar a cumprir a determinação de retirar do ar perfis de investigados pela Corte pela publicação de mensagens consideradas antidemocráticas. 

*Da agência Brasil


Continua após a publicidade

VEJA TAMBÉM

Implante anticoncepcional oferecido pelo SUS a partir de 2025

Implante anticoncepcional vai ser oferecido pelo SUS: veja quando e como funciona

filho se aproveita da ausência do pai e mata mãe a facadas

Filho se aproveita da ausência do pai e mata mãe com facadas na cabeça

falha centauro

Falha em site da Centauro expõe dados de clientes da loja

homem mata ex com 51 facadas em hotel

Homem mata ex com 51 facadas em hotel e é entregue à polícia pelo pai

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.