Alunos da rede pública recebem, até a próxima quarta-feira (2), mais uma parcela do programa federal Pé-de-Meia. O valor de R$ 200 corresponde ao chamado incentivo-frequência, que é pago mensalmente a alunos do ensino médio que mantêm presença mínima nas aulas de 80%.
Essa é a segunda parcela do incentivo-frequência em 2025 e faz parte de uma estratégia do Ministério da Educação para estimular a permanência dos jovens na escola, principalmente entre estudantes de baixa renda. A expectativa do governo federal é beneficiar mais de 3,4 milhões de estudantes em todo o país ao longo de 2025.
Como funciona o pagamento
O valor está sendo depositado de forma automática em contas digitais da Caixa, abertas em nome dos próprios estudantes. A liberação segue um cronograma definido conforme o mês de nascimento.
Janeiro/Fevereiro: 26 de junho
Março/Abril: 27 de junho
Maio/Junho: 28 de junho
Julho/Agosto: 29 de junho
Setembro/Outubro: 30 de junho
Novembro/Dezembro: 2 de julho
As contas são acessadas por meio do aplicativo Caixa Tem. Estudantes maiores de 18 anos podem movimentar o dinheiro livremente. Já os menores de idade precisam de autorização dos responsáveis legais, que pode ser feita diretamente pelo aplicativo ou presencialmente em uma agência da Caixa.
Também é possível acompanhar o status do benefício pelo aplicativo Jornada do Estudante, desenvolvido pelo MEC, ou pelo app Benefícios Sociais Caixa.
Sobre o Pé-de-Meia
Lançado em 2024, o Pé-de-Meia é uma espécie de poupança educacional para os alunos do ensino médio público. A proposta é oferecer apoio financeiro mensal aos estudantes de baixa renda que cumpram critérios como matrícula, frequência e conclusão dos estudos.
Ao longo dos três anos do ensino médio, o aluno pode receber até R$ 9.200, somando:
R$ 200,00 de incentivo-matrícula
R$ 1.800,00 por ano com o incentivo-frequência (nove parcelas de R$ 200)
R$ 1.000,00 anuais por conclusão de série
R$ 200,00 por participação no Enem
A iniciativa faz parte da política nacional de combate à evasão escolar e promoção da equidade no acesso à educação.