O Ano-Novo é a data em que os brasileiros mais procuram por meios de curar a ressaca. E quem diz isso são os dados do Google Trends. Nos últimos 4 anos, os maiores picos de procura pelo termo no buscador aconteceram nas viradas de ano. Até o Carnaval perdeu para o Réveillon em termos de bebedeira!
O SBT News conversou com o médico Luis Fernando Penna, líder do pronto atendimento do Hospital Sírio-Libanês, para responder a essa e a outras perguntas que tomaram o Google nesta quarta-feira (1º).
Como curar a ressaca?
Não há um remédio que cure a ressaca. Segundo o médico, os medicamentos usados depois do consumo excessivo de álcool são apenas sintomáticos, ou seja, usados para os incômodos que a bebida vai gerar no seu corpo. Se tiver dor de cabeça, um analgésico; se sentir enjoo, um remédio para náusea.
“Não tem um medicamento específico que combata a ressaca ou diminua o tempo dela, apenas os sintomáticos mesmo. E uma boa hidratação, com consumo de alimentos leves nas 24 horas seguintes da ingesta de álcool em excesso”, diz Penna.
Quanto tempo dura a ressaca?
Segundo o médico, a pessoa que exagerou no consumo de álcool costuma começar a sentir os sintomas depois de 8 a 12 horas. É o começo da ressaca.
Os sintomas persistem por cerca de 24h, mas o efeito pode ser reduzido se cuidados como descansar, se hidratar e consumir alimentos leves forem seguidos.
“Tem pessoas que acabam tendo menor efeito da ressaca que outros, mas isso é de cada corpo e também da ação dos componentes tóxicos do álcool dentro do corpo”, destaca Penna.
Quais são os principais sintomas da ressaca?
- dor de cabeça
- náusea
- falta de apetite
- desidratação
Quando procurar ajuda médica?
De acordo com Penna, pessoas que estão consumindo bebida alcoólica devem evitar esforço físico intenso, não associar medicações que sejam controladas – como ansiolíticos ou analgésicos opioides – e não usar drogas ilícitas. Os sinais de alerta para procurar atendimento médico são:
- sonolência
- perda de consciência
- dores no peito
- desmaios
- vômitos
*Do SBT News*