Uma explosão seguida de incêndio deixou moradores feridos, soterrados e imóveis danificados em uma área residencial no bairro Jaguaré, na zona oeste de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (11). Segundo o Corpo de Bombeiros (Cobom), a suspeita é de que o acidente tenha sido causado por um vazamento de gás GLP.
O caso aconteceu por volta das 16h08, na Rua Floresto Bandecchi. O Cobom informou que, após a explosão, houve incêndio no local e ao menos três pessoas foram socorridas e encaminhadas para hospitais da região, sem ferimentos graves. Ao menos dez imóveis foram atingidos, e o trabalho de rescaldo segue realizado.
O impacto arremessou pessoas, quebrou vidros e provocou o colapso de estruturas de residências. Segundo os bombeiros, o fogo já foi controlado e não há mais risco de novas explosões na área, mas as causas exatas ainda serão investigadas. Até a conclusão das vistorias, a Defesa Civil orientou a evacuação temporária.
GLP
GLP é a sigla para Gás Liquefeito de Petróleo, um combustível usado principalmente em botijões domésticos e também em aplicações industriais e residenciais. Ele é composto, em geral, por propano e butano e é armazenado sob pressão no estado líquido.
Em caso de vazamento, o gás se espalha no ambiente em forma gasosa e pode se acumular em locais fechados. Esse acúmulo é perigoso porque o GLP é altamente inflamável, e qualquer faísca, chama ou acionamento elétrico pode provocar explosões. As informações são baseadas em dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).