Sumaré registrou um grande volume de chuva na noite desta quarta-feira (15): cerca de 106 mm, o maior índice registrado em todo o estado de São Paulo.
A equipe da Defesa Civil Municipal intensificou os trabalhos in loco em diversos pontos da cidade onde ocorreram trombas d’água ou enxurradas pontuais, para apoiar as famílias afetadas e minimizar os danos.
Até o momento, a cidade registra dois pontos de alagamento: na Rua Crenac, no Jardim Picerno, e na Avenida Rebouças, nas proximidades do 48º Batalhão de Polícia Militar do Interior, no Jardim Alvorada.
As equipes seguem nesses locais orientando a população e oferecendo auxílio e atendimento. Não há desalojados, no entanto, um ponto de abrigo foi montado na Escola Municipal Neusa de Souza Campos, no Jardim Rosa e Silva, caso haja necessidade de assistência à população.
A Defesa Civil também pede que a população evite áreas comuns de alagamento, como o Jardim Primavera, Três Pontes, Jardim Picerno e Vila Diva.
Caso haja necessidade de atendimentos de urgência, os moradores podem entrar em contato pelos seguintes telefones:
- Corpo de Bombeiros – 193;
- SAMU – 192 ;
- Polícia Militar – 190;
- Defesa Civil – 199
- Guarda Municipal – (19) 38733350.
A Defesa Civil de Sumaré orienta a população durante este período de chuvas fortes:
- Evite transitar nas vias da cidade que estão com trânsito comprometido devido ao alagamento em vários bairros;
- Não atravesse áreas alagadas: Isso pode representar risco à sua vida e dificultar o trabalho das equipes de resgate.
- Cuide de sua segurança: Se sua residência foi afetada pela água, busque abrigo em pontos seguros e informe imediatamente às autoridades locais.