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Atividades do Proerd retornam nas escolas de Hortolândia

Serão atendidos 700 estudantes nesse semestre

Foto: Prefeitura de Hortolândia/Divulgação

Hortolândia retomou nesta segunda-feira (17), as atividades do Proerd ( Programa Educacional de Resistência as Drogas), realizado pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, serão atendidos 700 estudantes nesse semestre, todos matriculados nos quintos anos do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino. 

As aulas acontecem uma vez por semana em cada escola participante, sendo conduzida por dois agentes de segurança, os PMs Luís Paulo dos Santos Silva e Thamara Cristina Serpa Ribeiro. 

No primeiro semestre letivo de 2025 estarão sendo atendidos os estudantes de seis unidades escolares: a Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Josias da Silva Macedo e as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Armelinda Espúrio da Silva, Fernanda Grazielle Resende Covre, Salvador Zacarias Pereira Júnior, Nicolas Tiago dos Santos Lofrani, João Calixto da Silva.


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Ao longo do período o programa procura ensinar às crianças noções da Teoria Socioemocional, buscando mostrar como controlar os impulsos e a pensar nos riscos e consequências das próprias decisões.

A ideia é oferecer ferramentas para que façam escolhas mais responsáveis, contribuindo para a identificação de habilidades básicas e fundamentais para o processo de desenvolvimento do indivíduo, necessário à promoção da saúde, que incluem: autoconhecimento e autocontrole, tomada de decisão responsável, compreensão dos outros, habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, lidar com desafios e responsabilidades. 

“Sabemos o quanto é importante trabalharmos a prevenção do uso de drogas e também todas as temáticas relacionadas ao autoconhecimento, autocontrole, assim como lidar com os desafios e suas responsabilidades. O projeto aborda todas estas temáticas, visando promover um desenvolvimento saudável em nossos estudantes”, ressaltou Carla Borrego Varani, professora referência do projeto.

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