Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Bragança Paulista: 8ª melhor cidade do país com mais de 100 mil habitantes para morar

Município é o 36° no ranking das melhores cidades para viver no Brasil
m_57_6_3_28062024095048

Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, Bragança Paulista é a 8ª colocada e a única da região a figurar na lista criada pela Gazeta do Povo. A cidade também está em 36º no ranking dos melhores municípios para se viver no país.

Com base em diferentes índices, as cidades receberam nota geral de 0 a 10. Bragança Paulista está com a nota 7,26 (apenas 169 cidades obtiveram nota superior a 7). A média dos municípios brasileiros ficou em 5,66 pontos.

O veículo de comunicação compilou uma ampla base de dados, levando-se em consideração levantamentos oficiais, para identificar a melhor cidade para morar no Brasil. A matéria é de autoria de Gabriel de Arruda Castro, jornalista e mestre em Política e Administração Pública.

As estatísticas permitiram uma comparação direta entre os 5.570 municípios brasileiros. A lista de indicadores levadas em conta no ranking são:

  • Educação (IDEB Ensino Fundamental – anos finais; IDEB Ensino Médio (2021); índice de analfabetismo e vagas de ensino superior);
  • Taxa de homicídios;
  • Saúde (número de leitos hospitalares, mortes evitáveis e número de médicos);
  • Economia (PIB – Produto Interno Bruto e população empregada;
  • Infraestrutura (vias públicas com pavimentação e meio-fio na área urbana, domicílios ligados à rede de esgoto, abastecimento de água, aglomerados subnormais e domicílios com coleta de lixo 2022);
  • Expectativa de vida;
  • Mortes no trânsito;
  • Suicídios;
  • Cultura (salas de cinema e bibliotecas públicas); e
  • Famílias em situação de rua.

Na educação, neste ano, Bragança Paulista conquistou o 7º lugar entre os 600 municípios mais bem avaliados na categoria percentual de crescimento na fluência leitora de São Paulo.


Continua após a publicidade

Em relação a taxa de homicídios, Bragança Paulista foi classificada como a 7ª cidade do Brasil com a menor taxa de homicídios entre os 319 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, de acordo com o Atlas da Violência divulgado no último dia 18 de junho. A taxa de homicídios em Bragança Paulista é de 4,5 por 100 mil habitantes.

Entre os 645 municípios do Estado, Bragança Paulista foi a 38ª cidade que mais gerou empregos com carteira assinada nos últimos 12 meses. O ranking das campeãs de vagas foi divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo.

Mais lidas
adoção vila belmiro

Vila Belmiro recebe evento de adoção de pets

Acidente grave mata cantor em rodovia de Pinhalzinho (Foto: Celso Ricardo / Mais Bragança)

Cantor Kaio Lins morre em acidente grave na Capitão Bardoíno, no interior de São Paulo

A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

festa peão paulínia igor tuzuki FPP

Festa do Peão de Paulínia fecha edição 2025 com crescimento de 75%

Rota do Café (Foto: Divulgação/SECOM)

Bragança Paulista avança na criação da “Rota do Café” como novo eixo do turismo rural

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );