Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Chuva intensa causa alagamentos, deslizamentos e deixa mais de 80 pessoas desabrigadas em Guarujá

Segundo a Defesa Civil do Estado, os moradores receberam um alerta severo e dois alertas extremos
WhatsApp Image 2025-02-01 at 08.12.57 (1)

Uma chuva intensa de cerca de 110 mm, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, atingiu a cidade de Guarujá, no litoral paulista, na noite desta sexta-feira (31), levando a Prefeitura a decretar estado de atenção para alagamentos. A Defesa Civil Municipal registrou seis deslizamentos de terra, sem vítimas. Um dos deslizamentos ocorreu na Estrada Santa Cruz dos Navegantes, que ficou obstruída.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, cerca de 40 pessoas estão desabrigadas. Elas foram retiradas preventivamente de suas residências e alojadas em casas de parentes e amigos. Diante da previsão de continuidade das chuvas e do solo encharcado, a Prefeitura disponibilizou mais três escolas para servir de abrigos: a Escola Estadual Paulo Clemente Santini, no Jardim Praiano; a Escola Municipal Paulo Freire, na Vila Santa Clara; e a Escola Municipal Sérgio Pereira, onde cerca de 40 pessoas passaram a noite.

O prefeito do município, Farid Madi, publicou um vídeo nas redes sociais alertando para a possibilidade de novas chuvas nos próximos dias e reforçando a importância de os moradores ficarem atentos aos sinais de movimentação de terra, como o aparecimento de fendas, rachaduras nas paredes das casas e inclinação anormal de muros, postes ou árvores. Em caso de emergência, é fundamental sair de casa imediatamente e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, que mantém plantão 24 horas para atender a população.

Equipes da Defesa Civil de São Paulo se deslocaram para o Guarujá ainda durante a madrugada deste sábado (1). O município receberá material de ajuda humanitária, contendo 550 itens, incluindo cestas básicas, colchões, cobertores, kits de higiene, kits de limpeza, além de lonas e fitas de isolamento.


Continua após a publicidade

Sirene de emergência é acionada em Guarujá durante alerta de chuva extrema

Nos últimos dias, o Guarujá, no litoral de São Paulo, tem enfrentado fortes chuvas que resultaram em diversos incidentes. Na noite de quarta-feira (29), a Defesa Civil Municipal registrou 11 ocorrências, incluindo três deslizamentos leves de terra nos morros da Vila Baiana e da Barreira do João Guarda.

Em resposta, a sirene de alerta localizada na Escola Municipal Sérgio Pereira foi acionada por volta das 22 horas, seguindo orientações da Defesa Civil do Estado. Os moradores atenderam prontamente ao chamado e se abrigaram temporariamente na unidade de ensino.

Felizmente, não houve incidentes graves.

Mais lidas
adoção vila belmiro

Vila Belmiro recebe evento de adoção de pets

campinas investimentos carlos bassan prefeitura de campinas

Região de Campinas concentra maior volume de investimentos na indústria em SP nos últimos 3 anos

A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

barcelona treino borussia champions German Parga FC Barcelona

Saiba onde assistir Borussia x Barcelona pela Champions League

IMG_9860

Neymar sente nova contusão na coxa e sai de campo machucado

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );