O forte espírito de união entre moradores e autoridades tem sido importante para reestruturar o município de Peruíbe, que sofreu alagamentos e deslizamentos devido às fortes chuvas de quarta (8) e quinta-feira (9). O Governo do Estado de São Paulo homologou, nesta sexta (10), o decreto que estabelece estado de emergência.
Para se ter ideia, a Defesa Civil do Estado registrou, em apenas 24 horas, 263 mm, superando o volume esperado para todo o mês de janeiro, que era de 236 mm. 447 pessoas ficaram desabrigadas, incluindo 137 famílias, que foram acolhidas em três escolas municipais transformadas em abrigos provisórios.
Uma reunião foi realizada entre a Defesa Civil e representantes das secretarias municipais de Peruíbe para orientar os procedimentos necessários à solicitação de apoio e disponibilizar recursos emergenciais.
Além disso, o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado monitora continuamente a situação, mantendo comunicação direta com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
Chuva intensa deixa Peruíbe debaixo d’água; entenda
Peruíbe, no litoral de São Paulo, foi atingida por um forte temporal entre quarta (8) e quinta-feira (9). Conforme imagens aéreas obtidas pelo VTV News, ruas foram alagadas e há casas invadidas pela água.
Atualmente, não há previsão de chuvas com acumulados significativos variação das marés, de acordo com a Prefeitura de Peruíbe, mas a variação das marés está dificultando o escoamento das águas pluviais.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir um alerta de perigo para acumulado de chuva, válido até as 10h desta sexta (10). O sistema via Cell Broadcast, ativo desde dezembro, permite comunicação rápida e sem internet, o que ajuda na adoção de medidas preventivas.
Não há atualização do Inmet sobre o estado meteorológico da região até o momento de publicação desta matéria.
Acolhimento
As vítimas foram acolhidas nas escolas municipais Professora Delcélia Joselita Machado Bezerra, Professora Maria Amélia Ribas Campilongo e Professor Fernando Nepomuceno Filho, onde receberam colchões, água potável e outros itens de necessidade básica.
O Governo de São Paulo enviou ajuda humanitária, incluindo cestas básicas, kits de higiene e de limpeza. Equipes do ógrão permanecem no local monitorando a situação e prestando suporte às famílias afetadas.
A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está realizando atendimento aos animais.
Saiba como ajudar vítimas do temporal em Peruíbe, SP
Segundo a administração municipal, doações para desabrigados podem ser feitas no Fundo Social de Solidariedade (Av. São João, 696 – Centro), das 8h às 17h, com prioridade para toalhas, kits de higiene e cobertores.
Contribuições via Pix devem ser enviadas para doe.fundosocial@peruibe.sp.gov.br.
Veja também: