fbpx
Search
Close this search box.

Defesa Civil orienta ciclistas e trilheiros a evitar estrada em Joaquim Egídio

Na Estrada do Capricórnio (CAM 232) ainda há muita movimentação de viaturas oficiais, de caminhões, irrigadeiras e outras máquinas pesadas, o que oferece risco

A Defesa Civil de Campinas orienta a população para que evite circular na Estrada do Capricórnio (CAM 232), no distrito de Joaquim Egídio, neste final de semana. Os focos de incêndio ativos estão nos municípios de Morungaba e de Itatiba, mas as equipes de Campinas continuam acompanhando a situação no local com viaturas do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e da Defesa Civil, além de caminhões e outras máquinas pesadas da subprefeitura de Joaquim Egídio.

“Com toda essa movimentação de veículos oficiais e dos agentes que estão atuando diretamente no combate ao fogo que, no momento, está nos municípios de Morungaba e de Itatiba, sugerimos aos ciclistas e demais atletas que costumam frequentar aquela área que evitem a região”, informou o coordenador regional e diretor da Defesa de Campinas, Sidnei Furtado. A presença de pessoas que não estão trabalhando no combate ao incêndio, de acordo com Furtado, além de atrapalhar a ação dos agentes, levantam suspeita.

O coordenador destacou ainda que a chegada da frente fria no fim de semana pode trazer ventos que aumentam a possibilidade de propagação dos focos de incêndio. “Essa é nossa maior preocupação no momento. Por isso, mais uma vez, pedimos que as pessoas não coloquem fogo em área de vegetação seca, não queimem lixo e não soltem balões. Além de ser crime ambiental, passível de sansões penais e administrativas, causa danos irreparáveis para a fauna, para a flora e para a população”, reforçou Furtado.

Na área urbana dos distritos de Joaquim Egídio e de Sousas, bares e restaurantes irão funcionar normalmente no fim de semana. A restrição de acesso é específica para a área rural, principalmente na Estrada do Capricórnio (CAM 232). O diretor do Departamento de Turismo da Prefeitura, Eros Vizel, destacou que as medidas sugeridas pelos órgãos oficiais que estão atuando diretamente no combate ao incêndio na Serra das Cabras visam a proteção da população.

“A orientação para que os ciclistas evitem trafegar pela Estrada do Capricórnio e acessar o Pico das Cabras, neste final de semana, visa a segurança e proteção dos atletas que usam as trilhas na região. Apesar do incêndio ter sido controlado em Campinas, ainda há fumaça e fuligem. Além disso, as máquinas da subprefeitura e as viaturas dos órgãos que estão trabalhando no combate às chamas continuam ocupando boa parte da via”, explicou.

Força-tarefa

A Prefeitura de Campinas segue apoiando o Corpo de Bombeiros sempre que é acionada pela corporação. Entre os dias 1º de agosto até esta quinta-feira, dia 12 de setembro, foram registradas 25 solicitações de apoio pelos Bombeiros. Desde o dia 9/9, para compor a força-tarefa, a Prefeitura integrou equipes da Secretaria de Serviços Públicos e da Sanasa, que apoiam a operação com homens e maquinários.

Na madrugada desta quinta-feira, além do trabalho na Estrada do Capricórnio, também houve operação de combate a incêndio na Fazenda Formosa, na área da Estrada Sousas-Pedreira. O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, com apoio da Defesa Civil, da subprefeitura de Sousas e de funcionários da fazenda.

Somente nesta quinta-feira, segundo o subprefeito de Joaquim Egídio, Maurício Lopes, a equipe da Subprefeitura conseguiu fazer cerca de 20 aceiros e 4 quilômetros de estradas de terra para acesso dos bombeiros e de voluntários. O Corpo de Bombeiros tem atuado em diferentes frentes e, embora ainda haja alguns focos na área de Campinas, onde as equipes trabalharam fortemente, o controle já está pré-estabelecido na região.

“O fogo, por conta do vento, se espalhou pelos demais municípios. Está descendo para a região de Morungaba e municípios da vizinhança. Nós estamos no combate, tanto por solo quanto aéreo, com apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar”, afirmou o primeiro-tenente Bruno Sanches de Oliveira, do 19º Grupamento de Bombeiros. A corporação também agradeceu o apoio dos órgãos municipais, como a Defesa Civil que está atuando com a parte logística e com o controle da situação.

Autor

Mais lidas

Botafogo e Portuguesa-RJ: onde assistir, horário e escalações

Corpo de jovem turista desaparecido em Mongaguá é reconhecido

Mulher é morta a facadas pelo companheiro na frente do filho de apenas 10 anos

Advogado é baleado na cabeça após tentativa de assalto em Hortolândia

Quem é André Feldman, empresário que morreu após queda de helicóptero em Caieiras?

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.