IPTU 2025 Baixada Santista: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Distribuição dos carnês começa este mês, pelos Correios, ou disponibilizada on-line pelas prefeituras
Foto/reprodução: Freepik

Perto do início de 2025, chega também a hora dos contribuintes organizarem o orçamento para o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Essa contribuição anual, cobrada pelas Prefeituras, é uma das principais fontes de arrecadação para os municípios da Baixada Santista.

A partir deste mês, os carnês começam a ser distribuídos nas cidades da região, seja pelos Correios ou disponibilizados on-line nos sites das prefeituras. Os proprietários têm a opção de pagar o imposto à vista, com desconto, ou dividir o valor em parcelas ao longo do ano.

A VTV News entrou em contato com as administrações municipais e, até a publicação desta matéria, obteve retornou das cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Mongaguá, Santos e São Vicente.

IPTU 2025 em Bertioga: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Em Bertioga, o reajuste do IPTU será de 4,76% em 2025. Segundo a Secretaria da Fazenda, o envio dos carnês está previsto para começar na primeira semana de janeiro, sendo distribuídos pelos Correios. Além disso, haverá um desconto de 3% para os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única.

Os proprietários de imóveis também poderão acessar seus carnês online, por meio do site oficial da Prefeitura de Bertioga, a partir do dia 2 de janeiro, facilitando a consulta e o pagamento.

IPTU 2025 em Cubatão: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Os carnês também serão enviados pelos Correios a partir de 2 de janeiro, em Cubatão. O índice de correção monetária para o imposto será de 4,24%. Para conveniência dos contribuintes, a 2ª via do carnê pode ser emitida diretamente no site da Prefeitura ou pelo app “Sou Cidadão Cubatão”, onde também é possível realizar o pagamento via Pix ou boleto até a data do vencimento.

Os contribuintes que optarem por pagar a cota única até o dia 30 de janeiro de 2025 terão 5% de desconto, segundo a Prefeitura. Caso o pagamento não seja feito dentro do prazo, a lei municipal estabelece juros, correção e multa de mora, além da inscrição em dívida ativa e, eventualmente, protesto extrajudicial e bloqueio de bens por meio de execução fiscal.

IPTU 2025 em Guarujá: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

A Prefeitura de Guarujá informou que o reajuste do IPTU para 2025 será de 4,09% – o menor entre as cidades da Baixada Santista. O índice é baseado no INPC de outubro de 2023 a setembro de 2024, refletindo apenas a reposição da inflação anual. Serão realizados cerca de 120 mil lançamentos para o município e o distrito de Vicente de Carvalho.

Os contribuintes terão 3% de desconto ao realizar o pagamento à vista. Os carnês estarão disponíveis para entrega a partir da segunda quinzena de dezembro, e também poderão ser impressos pela internet, acessando o link disponível no site da Prefeitura e preenchendo as informações necessárias, como o número do cadastro imobiliário.

IPTU 2025 em Mongaguá: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Conforme a administração de Mongaguá, os carnês do IPTU 2025 serão enviados pelo Correio entre os dias 15 e 20 de dezembro de 2024, com reajuste de 4,76%. Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista, com vencimento em 15 de janeiro, terão um desconto de 5%.

Para acessar o IPTU on-line, você pode acessar o site da Prefeitura de Mongaguá, que vai direcionar ao sistema (aqui neste link).

Os pagantes que não cumprirem o prazo terão juros sobre o valor em aberto, conforme estabelecido pela legislação municipal. Essa inadimplência pode resultar em multas e outras penalidades.


Continua após a publicidade

IPTU 2025 em Santos: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de agosto de 2023 a julho de 2024, o reajuste será de 4,5% em Santos. De acordo com o secretário de Finanças e Gestão, Adriano Luiz Leocadio, a correção visa apenas repor a inflação do período e ficará abaixo da projeção de 4,55% para 2024, do Banco Central.

A distribuição dos carnês começará na segunda quinzena de dezembro, com vencimento das parcelas ou cota única a partir de 6 de janeiro. Contribuintes que aderiram ao IPTU Digital poderão acessar o boleto pelo site da Prefeitura, usando o número de inscrição imobiliária. Mais de 12 mil contribuintes já utilizaram o serviço desde sua implementação em 2023.

Os contribuintes poderão pagar o IPTU de forma parcelada ou em cota única, com até 5% de desconto. Quem optar pelo pagamento à vista terá 4% de abatimento, e quem utilizar o IPTU Digital receberá 1% de desconto adicional, limitado a R$100,00. O pagamento só será válido por meio de QR Code, disponível no carnê ou na página da Prefeitura.

IPTU 2025 em São Vicente: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Já a Prefeitura de São Vicente iniciou a entrega dos carnês do IPTU 2025 desde o início do mês. Os contribuintes que optaram pela versão digital receberão o documento por e-mail, enquanto aqueles que não aderiram à plataforma terão o carnê impresso entregue via Correios.

O reajuste do IPTU foi fixado em 4,24%, abaixo dos índices dos dois últimos anos (4,61% em 2024 e 8,73% em 2023). Quem optar pelo pagamento à vista até 8 de janeiro terá 5% de desconto, enquanto quem preferir parcelar o imposto poderá fazer o pagamento em até 12 vezes, com vencimento a partir de 10 de janeiro. Os débitos podem ser quitados nos bancos conveniados ou via aplicativo.

O contribuinte pode emitira a segunda via do boleto através deste link.

Informações sobre o IPTU 2025 nas cidades de Itanhaém, Peruíbe e Praia Grande seguem aguardadas e a matéria será atualizada assim que dados forem fornecidos – Reprodução: Prefeitura de Praia Grande

Entenda quem deve pagar e para onde vai o dinheiro do IPTU

O IPTU é cobrado do proprietário do imóvel, conforme o Código Tributário Nacional.

No entanto, caso o imóvel seja alugado, o pagamento pode ser feito pelo locatário, desde que isso esteja especificado no contrato de locação, incluindo como será feito o pagamento.

Aposentados, pensionistas e algumas entidades, como culturais e esportivas, podem solicitar isenção do imposto, mas devem atender aos requisitos legais, que variam de cidade para cidade.

O valor arrecadado com o IPTU, por sua vez, é destinado aos cofres municipais, e a prefeitura decide como aplicar esse recurso, geralmente em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura.

Autor

Mais lidas
professor abuso.png

Professor é preso suspeito de abusar de adolescente em banheiro público

Dorival Júnior foi demitido do cargo de técnico da Seleção Brasileira rafael ribeiro cbf

Dorival é demitido da Seleção Brasileira e CBF pagará multa milionária

WhatsApp Image 2025-03-30 at 16.13.25

Mulher com licenciamento vencido foge de blitz e bate carro em poste

WhatsApp Image 2025-03-31 at 09.58.31

Usuário de drogas, neto mata avó com golpes de marreta

grávida ameaça médico

Grávida ameaça bater em médico após ele negar atestado

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.