Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Novo IDEB coloca educação de Jaguariúna em 1° na RMC

Município também ficou na 8ª colocação geral no ranking dentre todas as cidades do Estado de São Paulo
WhatsApp Image 2024-08-16 at 15.07.05

Jaguariúna conquistou o topo do ranking da educação na Região Metropolitana de Campinas (RMC), segundo os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023 divulgados nesta quarta-feira (14/08) pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com uma nota média de 7,6 nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e 6,1 nos anos finais (6º ao 9º ano), Jaguariúna repetiu o resultado de anos anteriores e obteve o melhor desempenho entre as 20 cidades que compõem a RMC.

A cidade também ficou na 8ª colocação geral no IDEB dentre todas as cidades do Estado de São Paulo. O IDEB é o principal indicador de qualidade da educação básica no Brasil. No ano passado, Jaguariúna conquistou o Prêmio Cidades Excelentes como a Melhor Educação e Melhor Gestão do Estado.

No cenário nacional, o País alcançou a meta de 6 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental, mas ficou abaixo do esperado nos anos finais e no ensino médio. Em contrapartida, Jaguariúna se destacou com índices acima da média nacional e estadual.

Os expressivos resultados de Jaguariúna refletem um conjunto de estratégias e investimentos realizados pela gestão municipal nos últimos anos. O município apostou em formação continuada para seus docentes, aprimoramento de materiais didáticos voltados às habilidades essenciais para os 5º e 9º anos e no acompanhamento sistemático dos dados educacionais. Essas ações permitiram que as práticas pedagógicas fossem continuamente ajustadas para atender às necessidades dos alunos, garantindo a eles um ensino de qualidade.


Continua após a publicidade

“Estamos extremamente orgulhosos com o resultado de Jaguariúna no IDEB, conquistando o 1º lugar entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas e o 8º no Estado de São Paulo. Esse reconhecimento é fruto do comprometimento de toda a nossa comunidade escolar, desde os professores e gestores até os alunos e suas famílias. Investimos em uma educação de qualidade, com infraestrutura adequada, formação continuada dos educadores e programas que estimulam o aprendizado. Este resultado nos motiva a continuar avançando e buscando cada vez mais excelência na educação de nossas crianças e jovens. Jaguariúna está no caminho certo”, disse o prefeito Gustavo Reis.

“A excelência que conquistamos é resultado de um trabalho coletivo e dedicado. Esse desempenho demonstra o envolvimento e a competência de todos os profissionais da educação de Jaguariúna. A análise criteriosa dos resultados das avaliações externas tem sido fundamental para refletirmos sobre nossas práticas pedagógicas e aprimorarmos o ensino e a aprendizagem”, afirmou a secretária de Educação de Jaguariúna, Célia Leão.

Mais lidas
adoção vila belmiro

Vila Belmiro recebe evento de adoção de pets

A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

Cachorro não foi abandonado e família explicou o que ocorreu no vídeo

Vídeo de cachorro correndo atrás de carro gera mal-entendido

Feriado de Tiradentes (Foto: Acervo Público)

Dia de Tiradentes é ponto facultativo ou feriado nacional? Entenda

IMG_9854

Arsenal vence Real Madrid com gol de Martinelli e está nas semifinais

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );