A Defesa Civil de Peruíbe atualizou a situação das inundações nesta segunda-feira (13). Segundo o órgão, o nível das águas recuou cerca de 70%, e dos três abrigos humanitários montados, um foi desativado. O número de pessoas nos abrigos caiu de 463 para 251.
Apesar da redução nas águas, os trabalhos de resgates continuam intensos. Cerca de 100 animais foram resgatados, incluindo um cavalo que foi encontrado em cima do telhado de uma residência no bairro Nova Peruíbe. Além disso, outros 100 animais seguem sendo assistidos diretamente nas residências.
Os agentes da Defesa Civil passaram o domingo distribuindo cestas básicas e água nas áreas mais atingidas pelas chuvas, já que nem todas as famílias foram para os abrigos. O órgão também informou que não há registros de deslizamentos de terra na região e que os trabalhos de monitoramento e assistência seguem em campo.
Ajuda humanitária
De acordo com a Prefeitura de Peruíbe, as pessoas que retornaram para suas casa e as famílias mais afetadas pela chuva estão recebendo kits de limpeza, higiene, alimentação e colchões.
Aliás, as famílias que ainda não receberam apoio devem se cadastrar no Cras Caraguava e Cras Vila Erminda ou entrar em contato pelos telefones 153 e 199, das 9h às 17h desta segunda-feira (13).
Além disso, as regiões Caraguava e Vila Erminda recebem os serviços fornecidos pela prefeitura de Cata-Treco, desinfecção das ruas e lavagem das casas, visado um retorno a normalidade de forma segura e planejada.