Pelo segundo ano consecutivo, Praia Grande, um dos principais destinos turísticos do litoral paulista, não terá queima de fogos no Réveillon. A decisão foi confirmada pela Prefeitura nesta quinta-feira (26), em nota.
A administração municipal cancelou a queima de fogos devido às manifestações de moradores, preocupados com os efeitos negativos dos fogos em grupos vulneráveis.
Além disso, pessoas no espectro autista, animais de estimação, idosos e acamados foram os principais motivos citados.
Há uma tendência crescente em adaptar as celebrações a uma abordagem mais inclusiva no Ano Novo. Mongaguá e Itanhaém também anunciaram que não realizarão shows pirotécnicos neste ano.
No ano anterior, a ausência da queima de fogos em Praia Grande ocorreu por razões diferentes. Problemas com as balsas de transporte fizeram com que cargas de fogos à deriva encalhassem na faixa de areia da praia.
Não ia ter queima de fogos?
Apesar do cancelamento do show pirotécnico, a Prefeitura de Praia Grande decidiu liberar o uso de fogos de artifício nas praias, calçadão e áreas públicas, após menos de um ano de proibição. A revogação do decreto anterior foi assinada pela prefeita Raquel Chini (Republicanos) e publicada na última quarta-feira (11).
Continua após a publicidade
Por meio do Decreto nº 8.136/2024, o texto anula o Decreto nº 7.939, que entrou em vigor em 28 de dezembro de 2023. Na época, a Prefeitura justificou a norma como uma medida para ‘promover o uso correto das praias e preservar o sossego público’.
Entretanto, com a revogação, fica liberado o uso de fogos de artifício, com ou sem estampido, nas praias, calçadão da orla, ruas, avenidas e praças.
Embora haja alteração, outras áreas da cidade seguem sob uma regra específica. A Lei Municipal nº 1.986/2020, com alteração de 2022, continua proibindo o uso de fogos com estampido em todo o território do município.
Assim, em bairros e regiões fora da orla, apenas fogos silenciosos continuam permitidos. O descumprimento da lei pode gerar multa e apreensão dos materiais, conforme previsto na legislação.