Túnel Santos-Guarujá pode ter licitação anunciada no aniversário do Porto de Santos

Licença ambiental deve ser emitida em janeiro de 2025
Foto/divulgação: Governo de SP

A Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) de São Paulo trabalha para lançar o edital da licitação do Túnel Santos-Guarujá em 2 de fevereiro de 2025 – data em que se comemora o aniversário do Porto de Santos.

A informação foi confirmada pelo secretário Rafael Benini durante a reunião do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista), realizada na última terça-feira (10).

Segundo Benini, a iniciativa de lançar o edital pelo Estado visa acelerar o processo, evitando os trâmites exigidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU). “Com isso, ganhamos tempo, pois não precisamos passar pelo TCU e por outros mecanismos”, explicou.

Assim, a proposta reflete a intenção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que considera o lançamento no aniversário do Porto uma “grande vitória”.

Entenda o Túnel Santos-Guarujá

O traçado do túnel inclui o conceito de “superquadra”, iniciativa proposta por moradores do bairro Macuco, em Santos, para minimizar impactos das obras na mobilidade.

A proposta prevê, também, utilização de um quadrilátero entre a Rua José do Patrocínio e as avenidas Conselheiro Rodrigues Alves e Senador Dantas como canteiro de obras. A área tem 43 mil metros quadrados.

O túnel contará com seis faixas de tráfego, sendo uma adaptável ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de áreas para ciclistas e pedestres.

Com a estrutura, a travessia entre as cidades pode ser feita em menos de cinco minutos, havendo segurança contra neblinas, ressacas e impactos de navios que atracam no Porto.

Atualmente, mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens com barcos de pequeno porte (catraias) e balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres – Foto: Governo de SP/Divulgação

Licença e impacto ambiental

O secretário Rafael Benini informou que emitirão a licença ambiental necessária para o início das obras do túnel Santos-Guarujá em janeiro de 2025.

Com isso, o governo prevê anunciar a empresa vencedora da licitação no final de maio ou início de junho, durante um evento conjunto entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador.

A data, enfim, deve marcar também o anúncio oficial do início das obras.

Contudo, o Estudo de Impacto Ambiental-Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) calcula que 776 desapropriações serão necessárias para viabilizar a obra.

Investimentos para o Túnel

O Governo de São Paulo revisou o valor de compensação imobiliária em Santos, elevando-o de R$ 2,3 mil para R$ 10.140,80 por metro quadrado. A base é um levantamento realizado no bairro Macuco.

Para Guarujá, o planejamento incluiu 717 edificações e 645 ocupações subnormais localizadas no distrito de Vicente de Carvalho.


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O governo estadual anunciou investimento de R$ 1,3 bilhão para modernizar as travessias por balsas, prevendo eletrificação da frota e substituição total das embarcações.

Outro pacote de R$ 4 bilhões financiará melhorias em estradas, acessos e projetos habitacionais em toda a Baixada Santista.

Projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá enfrenta atrasos

O Governo de São Paulo, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), a Artesp, a Antaq e a APS, lidera a implementação.

O projeto busca melhorar a mobilidade entre Santos e Guarujá e impulsionar o desenvolvimento da região portuária, mas enfrenta atrasos causados por trâmites em Brasília.

O Ministério de Portos e Aeroportos enviou o projeto para a Antaq e anunciou que formará uma comissão de licitação para analisar a proposta junto à autarquia.

A comissão, que reunirá representantes da Antaq, do Ministério, da SPI e da APS, só verá a análise pelo TCU concluída em janeiro, segundo o ministro Silvio Costa Filho.

Apesar dos atrasos, garantiu que o cronograma segue o previsto, enquanto Tarcísio atribuiu o problema à demora no aval do MPOR.

O projeto de R$ 6 bilhões terá 86% de financiamento público, segundo o secretário – Foto: Helder Lima/Prefeitura de Guarujá

Relembre a sanção do projeto

Em 23 de outubro, Tarcísio de Freitas sancionou o Projeto de Lei n° 655/2024, autorizando a parceria público-privada para o Túnel Santos-Guarujá.

É integrado ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e ao PPI-SP (Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo). O túnel será o primeiro submerso da América Latina, gerando 9 mil empregos.

Atualmente, 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres dependem de balsas e catraias. O túnel promete mais eficiência, qualidade de vida e impacto positivo na economia, segundo Tarcísio.

O Túnel Imerso Santos-Guarujá é uma parceria do Governo de São Paulo com o Ministério de Portos e Aeroportos, e participação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Autoridade Portuária de Santos (APS).

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