O Guarani começou uma ampla reforma visando modernizar o clube e já iniciou a troca completa dos gramados do Estádio Brinco de Ouro e do Centro de Treinamento. As obras são conduzidas pela empresa especializada GreenCare Gramados Esportivos.
No estádio da equipe de Campinas, a reforma inclui a substituição total da grama e o nivelamento do campo, com o plantio do mesmo tipo de gramado que será utilizado na final da Copa do Mundo de 2026.
11 anos depois
O superintendente executivo do clube, Marcelo Tasso, explicou que o clube realiza manutenções periódicas no estádio, mas ressaltou a importância de melhorias no gramado do Brinco de Ouro.
“A última grande reforma do Brinco de Ouro aconteceu em 2014, quando recebemos a Seleção da Nigéria durante a Copa do Mundo. De lá para cá, realizamos manutenções importantes, mas agora estamos promovendo uma troca completa, com nivelamento a laser e a implantação de uma grama que será usada na final da próxima Copa do Mundo”.

Fabricio Spolon, gestor da empresa responsável pelas obras, disse que a grama anterior foi totalmente eliminada quimicamente, tirando qualquer chance de contaminação e detalhou como será o processo.
“Utilizamos um equipamento de colheita mecanizada que remove o tecido vegetal e uma fina camada do solo, mantendo o nivelamento original e garantindo uma obra rápida, limpa e precisa. Após essa etapa, realizaremos o preparo do solo, o nivelamento a laser e, em seguida, o plantio da nova grama. A obra está prevista para durar cerca de dez dias”.
🚜 𝗢𝗯𝗿𝗮𝘀 𝗲𝗺 𝗮𝗻𝗱𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼!
O Guarani está realizando a troca completa dos gramados do Brinco de Ouro e o CT. Os novos campos receberão o mesmo tipo de grama da final da Copa do Mundo de 2026. Essa é a maior obra desde 2014 e a primeira vez que o CT terá o campo… pic.twitter.com/SLd99cobXz
— Guarani Futebol Clube (@guaranifc) October 29, 2025
Novidades no CT
O Centro de Treinamento do Bugre também ganhará novidades importantes. O campo principal será refeito com o mesmo padrão de qualidade do Brinco de Ouro.
Além da troca do gramado, o solo também passará por melhorias para proporcionar um piso mais macio e uniforme, favorecendo o desempenho e a segurança dos jogadores.
“Pela primeira vez, o CT terá a mesma variedade de grama do Brinco de Ouro, garantindo condições de treinamento equivalentes às do estádio. É uma obra que vai durar mais tempo, cerca de um mês, mas que representa melhores condições para os nossos atletas”, explicou Marcelo Tasso.