O conclave que elegerá o novo papa começa nesta quarta-feira (7), no Vaticano, com a participação de 133 cardeais eleitores. Dois cardeais não participarão por motivos de saúde: AntonioCañizaresLlovera e John Njue. Durante a eleição, os cardeais não podem se comunicar com ninguém de fora. Para garantir o sigilo, bloqueadores de celular foram instalados.
O conclave será presidido pelo cardeal Pietro Parolin, já que o decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re, tem 91 anos e não participará ativamente da liderança do processo.
Na Capela Sistina, onde ocorrem as votações, haverá uma chaminé. A cada rodada de votação, os votos são queimados e a cor da fumaça que saiindica se houve ou não consenso.
Se a fumaça for preta, significa que nenhum nome atingiu os dois terços dos votos necessários. Se for branca, é sinal de que um novo papa foi eleito.
O conclave de 2025 é o mais diverso geograficamente na história da Igreja, com cardeais de 71 países. Veja a distribuição:
Europa: 53 cardeais
Ásia: 23
América do Norte: 20
América do Sul: 17
Continua após a publicidade
África: 18
Oceania: 4
Previsão de horários para o conclave (horário de Brasília):
Quarta-feira (7)
- 11h30: Entrada dos cardeais na Capela Sistina, juramentos coletivos e individuais. Após o fechamento das portas, ocorrerá um discurso e uma primeira votação;
- 14h: Previsão para a primeira fumaça.
Quinta-feira (8)
- 5h30: Fim da primeira votação do dia. Só haverá fumaça se um papa for eleito;
- 7h: Segunda votação. Se ainda não houver consenso, fumaça preta deve sair da chaminé;
- 12h30: Terceira votação. Novamente, só haverá fumaça se o papa for eleito;
- 14h: Quarta e última votação do dia. Se não houver papa, a fumaça será preta.
Se nenhum nome for escolhido até o final da quinta-feira, o conclave prossegue com novas votações nos dias seguintes. Caso o processo se estenda por mais de três dias sem decisão, uma pausa de 24 horas é feita para orações e reflexão.
As duas últimas eleições — em 2005 (Papa Bento XVI) e em 2013 (Papa Francisco) — foram definidas no segundo dia de conclave. A expectativa é de que seja definido na quinta-feira, dia 8.