Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

László Krasznahorkai vence o Prêmio Nobel de Literatura de 2025

Autor húngaro é reconhecido por sua obra marcada pelo apocalipse e pela força estética da linguagem.
László Krasznahorkai vence o Prêmio Nobel de Literatura de 2025

O escritor húngaro László Krasznahorkai foi anunciado nesta quinta-feira (9) como o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2025, segundo a Academia Real das Ciências da Suécia. O autor receberá 11 milhões de coroas suecas, o equivalente a aproximadamente R$ 6,2 milhões, além da tradicional medalha de ouro entregue aos laureados.

A justificativa oficial destacou a obra do escritor como “convincente e visionária”, sustentada por uma linguagem que, mesmo imersa em atmosferas apocalípticas, reafirma “o poder da arte”.

Krasznahorkai é um grande escritor épico da tradição centro-europeia que vai de Kafka a Thomas Bernhard“, afirmou a Academia em nota pública.

“Sua literatura, marcada pelo absurdismo e pelos excessos grotescos, também se abre para uma inflexão mais contemplativa e calibrada, especialmente a partir de sua aproximação com o Oriente.” Segundo o comunicado, as passagens do autor pela China e Japão deixaram impressões profundas em sua escrita.

Da Hungria ao reconhecimento global

László Krasznahorkai nasceu em Gyula, cidade húngara próxima à fronteira com a Romênia, em 1954. Estudou latim e formou-se em direito pela antiga Universidade József Attila (atualmente Universidade de Szeged), além de ter frequentado a Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste.

Seu primeiro livro, “Sátántangó”, foi publicado em 1985 e retrata um grupo de fazendeiros à beira do colapso social nos estertores do regime comunista. A obra teve grande repercussão na Hungria e foi adaptada para o cinema pela diretora Béla Tarr, em 1994.

László Krasznahorkai vence o Prêmio Nobel de Literatura de 2025
A Melancolia da Resistências (1998) de László Krasznahorkai (Imagem: reprodução)

Obra marcada pela distopia e pelo grotesco

O segundo romance de Krasznahorkai, A Melancolia da Resistência (1998), consolidou sua reputação. A história gira em torno de uma cidadezinha onde a chegada de um circo — cuja principal atração é a carcaça de uma baleia — desencadeia eventos violentos e disruptivos.

A crítica norte-americana Susan Sontag classificou o escritor como “mestre do apocalipse”, ressaltando o uso de cenas oníricas, personagens extremos e uma narrativa que põe em confronto a ordem e a desordem. “Ninguém pode escapar dos efeitos do terror”, escreveu.


Continua após a publicidade

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista formado em junho de 2025, atuando desde 2023 com foco em reportagens de profundidade, gestão de projetos, fotografia e pesquisa. Autor de obra sobre temas sociais e políticos, com análise crítica da democracia e da sociedade.

VEJA TAMBÉM

menino-campo-neymar

Viral! Menino entra em campo com Neymar após família pedir ingressos ao presidente do Santos

Black Friday dos games: confira onde encontrar os maiores descontos em novembro (Foto: Unsplash)

Black Friday de jogos: confira onde encontrar os maiores descontos em novembro

CAPA (1200 x 675 px) - 2025-11-18T184618.807

Polícia descobre galpão que fraudava validade de bebidas vencidas em Bragança Paulista

rafacapa

Rafa Kalimann encanta seus seguidores com ensaio fotográfico

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.