Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, o mês de maio se inicia, nesta segunda-feira (5), com a realização do Movimento Maio Amarelo. Mas o que é o Maio Amarelo?
Focado na intensificação das ações de conscientização sobre a segurança viária em todo o mundo, o Movimento Maio Amarelo se utiliza esta cor devido ao fato de que simboliza a atenção nos sinais de trânsito.
Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), instituição social sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver ações que contribuam efetivamente para a redução dos elevados índices de vítimas no trânsito brasileiro, o Movimento Maio Amarelo nasce com uma proposta: ‘chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo’.
A escolha do mês de maio se deu após a ONU ter decretado, em 11 de maio de 2011, a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.
Como é o Movimento do Maio Amarelo
Com isso, o mês de maio é transformado, em todo o planeta, em um momento de conscientização a respeito da segurança no trânsito.
Continua após a publicidade
Divulgado em dezembro de 2023, o mais recente relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre mortes no trânsito aponta que, as mortes no trânsito diminuíram em relação ao documento anterior, chegando à marca de 1,19 milhão por ano.
Apesar disso, o documento aponta que mais de duas mortes ocorrem por minuto e mais de 3.200 por dia. Devido a isso, os sinistros de trânsito continuam sendo a principal causa de morte de crianças e jovens de 5 a 29 anos.