Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Trio vence o Prêmio Nobel de Química por criação de estruturas metal-orgânicas

Arquitetura molecular desenvolvida pelos cientistas permite capturar dióxido de carbono, armazenar hidrogênio e até coletar água do ar do deserto.
Trio vence o Prêmio Nobel de Química por criação de estruturas metal-orgânicas

A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou, nesta quarta-feira (8), os vencedores do Prêmio Nobel de Química de 2025. Os pesquisadores Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar Yaghi receberam a distinção por desenvolverem estruturas metal-orgânicas — uma nova forma de arquitetura molecular que possibilita aplicações ambientais e energéticas de alto impacto.

Os laureados dividirão 11 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 6,2 milhões. Segundo a Academia, “os cientistas criaram estruturas que contêm grandes cavidades nas quais moléculas podem fluir para dentro e para fora”.

Essa característica permitiu que os materiais fossem aplicados para capturar dióxido de carbono, armazenar hidrogênio, extrair poluentes da água e coletar umidade do ar em regiões áridas.

A descoberta

As pesquisas começaram em 1989, quando Richard Robson combinou elementos metálicos e moléculas orgânicas, originando cristais com cavidades internas. Apesar do avanço, a estrutura ainda era instável. Anos mais tarde, Susumu Kitagawa demonstrou que os compostos poderiam ser flexíveis e estáveis, capazes de absorver e liberar gases sem se desintegrar. Já Omar Yaghi aprimorou o modelo ao aplicar design racional, conceito que utiliza dados científicos detalhados para projetar sistemas químicos de maneira precisa.

Desde então, foram produzidas dezenas de milhares de estruturas metal-orgânicas (MOFs, na sigla em inglês), cada uma com propriedades específicas. Algumas são capazes de quebrar resíduos farmacêuticos, separar substâncias químicas nocivas como o PFAS da água e reduzir emissões de carbono.

Potencial científico

Para Heiner Linke, presidente do Comitê Nobel de Química, as descobertas abrem caminho para novas possibilidades: “As estruturas metal-orgânicas têm um enorme potencial, trazendo oportunidades anteriormente imprevistas para materiais feitos sob medida com novas funções”.

Quem são os laureados

  • Susumu Kitagawa – Nascido em 1951, em Kyoto (Japão), é doutor pela Universidade de Kyoto, onde leciona atualmente.

  • Richard Robson – Nascido em 1937, em Glusburn (Reino Unido), obteve doutorado na Universidade de Oxford e atua como professor na Universidade de Melbourne, na Austrália.

  • Omar M. Yaghi – Nascido em 1965, em Amã (Jordânia), doutorou-se pela Universidade de Illinois Urbana-Champaign, nos Estados Unidos, e leciona na Universidade da Califórnia.

Continua após a publicidade

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista formado em junho de 2025, atuando desde 2023 com foco em reportagens de profundidade, gestão de projetos, fotografia e pesquisa. Autor de obra sobre temas sociais e políticos, com análise crítica da democracia e da sociedade.

VEJA TAMBÉM

loja furtada

VÍDEO: Loja no Centro de Campinas é furtada duas vezes na mesma madrugada

Botafogo x Sport: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações

Botafogo x Sport: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações

Mais de 215 mil alunos dos 2º e 5º anos realizam provas do Saresp em SP nesta terça-feira (Foto: AgênciaSP)

Mais de 215 mil alunos dos 2º e 5º anos realizam provas do Saresp em SP nesta terça-feira

Cópia de Destaque Portal

Lutador santista de taekwondo conquista título na Croácia e sonha com vaga olímpica

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.