Na tarde do dia 28 de dezembro a equipe Cadeia Para Maus-Tratos resgatou um cachorro em situação de abondono em Santa Bárbara d’Oeste, no interior de São Paulo, com a ajuda da polícia local.
Segundo Roberta Dias Lima, a equipe que luta conta os maus-tratos a animais recebeu uma denúncia de que um cãozinho estaria em situação de abondono há semanas, depois de seu tutor viajar para outro estado. No local, o animal foi encontrado inconsciente e convulsionando.
De acordo com boletim de ocorrência, o caso aconteceu no bairro Planalto do Sol II, em Santa Bárbara d’Oeste. A Polícia Civil foi acionada e atendeu o caso. A casa estava com os portões trancados e o cachorro em estado de convulsão.
A equipe policial falou com o vizinho, que disse ter ficado responsável pelos cuidados do pet a pedido do tutor, que havia viajado há mais de 15 dias para Pernambuco, deixando até uma chave da propriedade com o mesmo.
O homem disse ter alimentado o animal e dado de beber, mas alegou não ter tempo o suficiente devido ao seu trabalho para oferecer melhores cuidados.
Os patrulheiros da Guarda Civil Municipal foram autorizados a estourar o cadeado, já que a chave do vizinho não foi encontrada.
O animal foi resgatado, e conforme informações de Roberta, está internado em estado grave sob tutela da ONG Meu Abrigo.
“No mês de dezembro verde, lutamos contra o abandono de animais, e infelizmente situações como essa acontecem frequentemente”, alertou Roberta.
Saiba com denúnciar casos de maus-tratos animais
- Para denúncias anônimas de maus-tratos é possível utilizar a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa);
- Em situações que necessitam flagrante, acionar a Polícia Militar através do 190.