Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Família aponta negligência após a morte de idosa no Hospital Municipal de Americana

Segundo a unidade de saúde, o atendimento prestado à paciente seguiu os protocolos médicos estabelecidos
WhatsApp Image 2024-08-29 at 17.23.03

Geni da Costa Rodrigues, de 82 anos, faleceu no último domingo (25) no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, em Americana. Familiares da idosa apontam negligência durante o atendimento prestado na unidade de saúde.

De acordo com o filho de Geni, Eduardo Miguel Rodrigues, de 51 anos, a mãe estava com um quadro de pneumonia há alguns dias. Ao chegar no Hospital Municipal, a idosa ficou cerca de 12 horas em uma cadeira de rodas enquanto aguardava um leito.

Em entrevista, Eduardo informou que a mãe já estava doente há uma semana e que, no último sábado (24), Geni piorou. Ele acionou uma ambulância que levou a idosa para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Antônio Zanaga, mesmo pedindo que ela fosse encaminhada diretamente para o Hospital Municipal devido ao estado de saúde.

Na UPA, Eduardo foi informado de que o quadro de saúde da mãe era grave, como já suspeitava. Desesperado, ele mesmo fez o transporte da aposentada até o hospital em um carro de passeio.

Ao chegar no local, Geni foi encaminhada direto para a emergência. Como seus sinais vitais estavam estáveis, ela foi colocada em uma cadeira de rodas enquanto aguardava uma vaga em um leito.

Ainda segundo os familiares, durante a espera de cerca de 12 horas, Geni recebeu atendimento e foi medicada, mas sua condição piorou e, como estava muito debilitada, precisaria estar deitada em uma maca.

Após a espera, Geni apresentou um problema no rim e não resistiu, vindo a óbito no domingo (25) pela manhã dentro da unidade hospilar. De acordo com Eduardo, a maca só chegou após muita insistência da família e Geni já estava desfalecendo. “Depois que minha mãe já estava morrendo, veio uma enfermeira e disse que há horas já tinha orientado a tirá-la da cadeira. Foram totalmente negligentes”, relatou.


Continua após a publicidade

Os familiares da idosa informaram que ainda não registraram um boletim de ocorrência sobre o caso, pois aguardam o prontuário médico, que ficará pronto dentro de 30 dias.

Outro lado

Em nota, o Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” reafirma que o atendimento prestado à paciente seguiu os protocolos médicos estabelecidos. Segundo a unidade, a paciente não permaneceu 12 horas aguardando atendimento. “Esse foi o período que ela permaneceu no hospital sendo avaliada, examinada e medicada. A idosa foi acomodada em cadeiras de rodas para facilitar seu deslocamento entre consultórios, coleta de exames e retorno ao médico. Foi ainda solicitado um leito à central de vagas”, relatou.

Ainda de acordo com a nota, o Hospital Municipal lamenta profundamente o falecimento da paciente e expressa sua solidariedade aos familiares.

Mais lidas
adoção vila belmiro

Vila Belmiro recebe evento de adoção de pets

A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

feriado movimentação

Feriado prolongado de Páscoa deve ter movimentação recorde em destinos de SP

IMG_9823

CEO do Santos faz duras críticas em coletiva: “Este clube parou no tempo”

cade

CADE Day debate sobre infraestrutura

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );