Antônio Marcio Costa de Oliveira, de 45 anos, atuava como Guarda Municipal na cidade de Iracemápolis desde 2024. Ele foi baleado e morto por policiais militares na tarde desta quarta-feira (22), após ser confundido com assaltantes que invadiram uma clínica de oftalmologia em Piracicaba.
De acordo com o comandante da 1ª Companhia da PM, 1º tenente Gilberto Ferreira Algarra, a ocorrência teve início após os agentes do 10º BPM/I receberem a informação de que criminosos haviam realizado um furto em uma residência na área central da cidade e que dois indivíduos haviam fugido, sendo que um deles entrou na clínica.
Vídeo: guarda é baleado e morto por PM em Piracicaba
“Os policiais realizaram o cerco, com várias viaturas e policiais, e, ao entrarem na clínica, se depararam com uma pessoa armada no teto do local. Os policiais efetuaram disparos contra ela. Posteriormente, foi constatado que essa pessoa era um Guarda Municipal”, relatou o comandante.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o guarda, que realizava a segurança do estabelecimento à paisana, também subiu no telhado armado, sendo confundido com os suspeitos e baleado.
Antônio chegou a ser socorrido e levado para a Santa Casa de Piracicaba, mas não resistiu. Foi realizada uma perícia no local, e o caso foi encaminhado para a DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais) de Piracicaba. Posteriormente, um dos criminosos foi capturado.
De acordo com a polícia, o caso será rigorosamente apurado, e a corporação não compactua com excessos ou desvios de conduta de seus agentes.
Em nota, a Prefeitura de Iracemápolis informou que lamenta a morte do Guarda Civil Municipal Antonio Marcio de Oliveira, que, durante os anos em que fez parte da corporação, prestou serviços com honra e seriedade, como se espera de alguém cuja missão era servir à população.
“A Prefeitura, por meio da prefeita Nelita Michel e do vice-prefeito Chicão Rosseti, externa seus mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos.”
O corpo de Antônio Marcio de Oliveira será velado na tarde desta quinta-feira (23) no Cemitério Municipal da Vila Rezende, em Piracicaba.