Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Jovem morre de meningite após demora no atendimento em UPA de Itanhaém

Em nota, a Secretaria de Saúde do município informou que não houve recusa no atendimento à paciente
WhatsApp Image 2024-09-05 at 17.48.35

Larissa da Silva Souza Caetano, de 24 anos, morreu, segundo a família, após ter o atendimento de emergência recusado em uma unidade de pronto atendimento (UPA) de Itanhaém.

A família contou que Larissa começou a ter dores no dia 18 de agosto e foi até a UPA de Mongaguá. Lá, um médico informou que poderia ser dengue, mas o exame para confirmação só poderia ser feito após quatro dias de sintomas. Larissa então voltou para casa apenas com uma receita de um medicamento para a diminuição das dores.

Na mesma noite, a jovem voltou a passar mal e, de acordo com a família, começou a vomitar sangue e desmaiou. Os pais de Larissa a levaram até a UPA de Itanhaém e, ao chegarem lá, segundo relato dos familiares, o atendimento de emergência foi negado e foi solicitado que ela fizesse a ficha e passasse pela triagem.

Após um tempo de espera, Larissa foi atendida e os médicos informaram que seria necessário entubá-la, pois havia suspeita de dengue hemorrágica. Então, solicitaram que a jovem fosse transferida para o Hospital Regional de Itanhaém.

Chegando ao Hospital, Larissa já estava em estado crítico e faleceu na madrugada do dia 19 de agosto.

Esclarecimentos


Continua após a publicidade

Em nota, a Secretaria de Saúde de Itanhaém informou que Larissa morreu em decorrência de meningite meningocócica. A pasta esclarece que não houve recusa no atendimento à paciente na Unidade de Pronto Atendimento de Itanhaém e que a jovem deu entrada na UPA no dia 18 de agosto, às 22h34, sendo encaminhada à sala de triagem e imediatamente (às 22h35) levada para a sala de emergência, onde foi entubada.

A paciente já estava em estado crítico vindo de outra unidade de saúde e foi imediatamente inserida no Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP), gerido exclusivamente pelo Governo do Estado de São Paulo. O encaminhamento ao Hospital Regional de Itanhaém foi confirmado pelo SIRESP às 2h11 do dia 19 de agosto de 2024.

A Secretaria de Saúde de Mongaguá declarou que não foi informada pelo Hospital Regional de Itanhaém ou por qualquer unidade de referência a respeito do óbito em questão. Não há registros na Vigilância Epidemiológica com o nome desta paciente. A pasta aponta que está providenciando um levantamento com os dados a fim de verificar se a paciente de fato recebeu atendimento em Mongaguá.

Mais lidas
adoção vila belmiro

Vila Belmiro recebe evento de adoção de pets

campinas investimentos carlos bassan prefeitura de campinas

Região de Campinas concentra maior volume de investimentos na indústria em SP nos últimos 3 anos

A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

barcelona treino borussia champions German Parga FC Barcelona

Saiba onde assistir Borussia x Barcelona pela Champions League

IMG_9860

Neymar sente nova contusão na coxa e sai de campo machucado

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );