A Polícia Federal de Campinas e o Ministério Público do Estado de São Paulo (Promotoria de Justiça Eleitoral de Cajamar) deflagraram, na manhã desta sexta-feira (20), a Operação Pleito Ferido, com o objetivo de aprofundar as investigações sobre crimes eleitorais no município de Cajamar, no interior de São Paulo.
Na manhã de hoje, estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 354ª Zona Eleitoral de Cajamar, para endereços residenciais e locais públicos no próprio município.
De acordo com as investigações, os envolvidos teriam organizado transporte gratuito de pessoas de baixa renda para centros hospitalares da região, com o intuito de angariar e fidelizar eleitores para um candidato ao cargo de vereador.
Operação “Pleito ferido“
O nome da operação se deve à possibilidade de que os fatos sob apuração tenham maculado o pleito eleitoral daquele município nas Eleições de 2024.
Os envolvidos poderão responder, conforme suas condutas, pelos crimes de corrupção eleitoral e compra de votos, cujas penas podem chegar a até quatro anos de reclusão e multa, além da caracterização de ilícito eleitoral por abuso de poder político e econômico.
Os materiais apreendidos serão encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Campinas, onde poderão ser periciados pelo Núcleo Técnico-Científico e analisados.