O corpo do adolescente foi localizado próximo à Lagoa Negra, em Jericoacoara, uma área deserta e afastada do hotel onde estava hospedado em uma viagem, horas antes da família retornar para São Paulo.
Entre os detidos está um adolescente de 16 anos, apreendido em Fortaleza, e um homem de 36 anos, preso em uma unidade prisional no Maranhão, apontado como o mandante do crime.
Inicialmente tratado como desaparecimento, o caso logo foi classificado como homicídio pelas autoridades.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, ambos são integrantes de uma facção criminosa de origem carioca, com atuação em Jericoacoara.
Suspeitos identificados
Segundo a pasta cearense, a apreensão do adolescente ocorreu no bairro Barroso, em Fortaleza. Ele possui histórico de atos infracionais por tráfico de drogas e receptação e foi encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).
Já o mandante, com uma extensa ficha criminal por tráfico, homicídios e outros delitos, teve o mandado de prisão preventiva cumprido em sua unidade prisional.
Antes de ser morto, Henrique teria feito um gesto com as mãos em fotos sem saber que simbolizava uma facção criminosa atuante no Ceará. A revelação foi feita por Danilo Martins de Jesus, pai do adolescente.
As investigações, realizadas pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte e pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, contaram com o apoio da inteligência policial.
Adolescente de Bertioga foi morto no Ceará; relembre o crime
Henrique havia viajado com o pai, Danilo, e com a irmã Camilly, de 14 anos, em 13 de dezembro, conforme apurado pelo VTV News.
Na noite anterior ao desaparecimento, ele decidiu voltar sozinho de uma barraca na praia para a pousada, por volta das 23h, com o objetivo de recarregar o celular e se preparar para a viagem de retorno a São Paulo no dia seguinte.
De acordo com as imagens de segurança obtidas pelo SBT, foi neste meio-tempo, a caminho da pousada, que Henrique foi abordado por aproximadamente oito homens.
Quando o pai retornou ao hotel, não encontrou o filho e iniciou uma busca ‘desesperada’ por toda a vila. Horas depois, na manhã de terça-feira, ele analisou as imagens de um estabelecimento local, que mostravam Henrique sendo rendido e arrastado pelo grupo criminoso.
Quem era Henrique Marques de Jesus?
Henrique sempre foi conhecido por sua personalidade alegre e cativante. Quando criança, era ‘arteiro e brincalhão’, mas, com o tempo, tornou-se um jovem carinhoso, preocupado com amigos e familiares, sem perder o jeito divertido de ser.
Mesmo nos momentos mais simples, Henrique conseguia trazer alegria e movimentar o ambiente, segundo a tia Naomi Marques.
Prestes a começar seu primeiro emprego na praia de Bertioga, ele tinha planos e sonhos que agora ficam como uma lembrança para todos que o amavam.
“Isso acontece com muitas famílias em todo o Brasil. Estamos arrasados, principalmente a minhã irmã [Amanda, mãe de Henrique] e o meu ex-cunhado [Danilo, pai]. Havia perdido minha mãe em dezembro e, agora, o mês se tornou ainda mais triste para nós”, disse Naomi para o VTV News.