Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Prefeito de São Vicente relata momento de tensão após voo cancelado para Israel: ‘Foi livramento’

Comitiva de Felício Ramuth ficou retida após ataques aéreos de Israel contra instalações nucleares no Irã
kayo-amado-israel2

“Poderíamos estar em um bunker neste momento”. Com essas palavras, o prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Podemos), descreveu a tensão vivida ao saber do cancelamento da missão diplomática a Israel. Ele e outros prefeitos ficaram retidos na noite de quinta-feira (12), após o agravamento do conflito no Oriente Médio.

Liderada pelo vice-governador Felício Ramuth (PSD), a missão visava aproximar São Paulo de iniciativas inovadoras e soluções urbanas em Israel. Para Kayo a viagem representava também uma chance de destacar São Vicente no cenário estadual e internacional, além de buscar melhorias para a cidade.

“Receber esse convite, essa missão oficial de representar o Governo do Estado junto com o vice-governador do Estado de São Paulo numa visita técnica ali, conhecendo fábricas, empresas, entidades governamentais ali de Israel. E esse é aquele tipo de momento, aquele tipo de situação que. É raro, não acontece várias vezes”, relatou.

O prefeito estava em Barcelona, na Espanha, onde faria uma conexão para Tel Aviv, quando recebeu a notícia dos bombardeios e do fechamento dos aeroportos israelenses. “Por apenas seis horas, eu não estava em meio a essa tragédia. Foi um livramento, sem dúvida”, revelou em transmissão ao vivo, na manhã desta sexta (13).

Voo cancelado

Kayo chegou a Barcelona por volta de 4h, no Horário de Brasília. Logo após receber as notícias, viu que os voos para Israel estavam cancelados e foi informado oficialmente sobre a suspensão da missão. Após sete horas de incerteza e mudanças de última hora, conseguiu reorganizar sua passagem de retorno para o Brasil.

Conforme apurado pelo VTV News, Kayo Amado foi um dos sete prefeitos escolhidos no Estado de São Paulo para compor a comitiva, e ressaltou que o convite foi feito pelo próprio vice-governador. A missão aconteceria entre os dias 12 e 20 de junho.

Em entrevista à VTV, afiliada do SBT, o gestor informou que algumas autoridades estavam indo com conexão por Paris, outras por Madrid, e outras já estavam a caminho, tendo voos desviados. “Era uma oportunidade ímpar de passar ali uma semana com o vice-governador do Estado, sensibilizá-lo de questões de São Vicente”, afirmou.

‘Livramento de Deus’

Além de questões profissionais, Kayo revelou um motivo pessoal para a viagem. Seu avô, judeu, sonhava em conhecer Israel, mas não teve a oportunidade antes de falecer. “Eu me sentia também nessa missão de realizar um trabalho. Sonho dele. E isso seria muito especial também”.

Apesar disso, para ele, o maior dos dilemas enfrentados ao decidir viajar foi deixar a filha recém-nascida em casa. “Estou com uma recém-nascida em casa, mas conversando muito com a minha esposa, a gente chegou na reflexão que era uma oportunidade ímpar”. Ele deve chegar a São Vicente, na Baixada Santista, no sábado (14).

Mesmo abalado, o prefeito demonstrou gratidão por estar seguro e poder retornar à sua cidade. Ele concluiu reforçando o desejo de retomar sua rotina e ficar com a família. “Graças a Deus, é o que eu mais quero, voltar pra minha casa, pra minha família, ficar em paz”, afirmou.

Como, quando e por que Israel atacou o Irã? Entenda

Instalações nucleares e fábricas de mísseis foram atingidas durante uma ofensiva militar contra o Irã. Entre as vítimas dos ataques aéreos estão dois altos líderes militares: o general Mohammad Bagheri, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, e Hossein Salami, comandante da Guarda Revolucionária.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram que a operação envolveu cerca de 200 aeronaves e atingiu mais de 100 alvos estratégicos. O principal alvo foi a instalação nuclear de Natanz – o maior centro de enriquecimento de urânio do Irã. Civis, incluindo crianças, também foram mortos, e o Irã anunciou que haverá retaliação.

Nos últimos meses, forças e grupos aliados ao Irã na região, como Hezbollah, Hamas e Jihad Islâmica, sofreram diversas perdas em confrontos diretos com Israel. Internamente, o País enfrenta sanções econômicas impostas por potências ocidentais, além de manifestações populares esporádicas desde 2022.

As operações militares israelenses incluíram bombardeios em Gaza, Cisjordânia, sul do Líbano e Síria para impedir o avanço do programa nuclear iraniano. Autoridades norte-americanas, entretanto, afirmam que o Irã não está atualmente construindo uma bomba nuclear e que seu programa de armas foi suspenso em 2003.


Continua após a publicidade

Autor

VEJA TAMBÉM

golpe-do-amor-3

Relacionamento que começou no TikTok termina em golpe de meio milhão no litoral de SP

clima em piracicaba

Sem chuva clima em Piracicaba deve continuar ameno no fim de semana

CLIMA CAMPINAS

Sem chuva clima em Campinas deve continuar ameno no fim de semana

Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste Doeste Facebook Oficial

TCE emite parecer desfavorável à Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste referentes a 2023

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.