Às vésperas do feriado de Carnaval e com um calor para lá de convidativo, a ideia de ir à praia parece algo praticamente óbvio para quem mora e quem visita Santos e as outras cidades do litoral paulista.
Dito isso, entretanto, é necessário ficar atento à limpeza para curtir o calor na praia. De acordo com o portal da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), 50 praias estão impróprias para frequentar nesta quinta-feira (20).
Ao todo, o órgão estadual monitora a qualidade de 175 praias do litoral norte e sul. Destas, 125 se encontram próprias para frequentar e 50 estão impróprias. Dentre as 50 impróprias, 40 estão distribuídas entre as nove cidades da Baixada Santista.
Santos tem praias impróprias
Município que dá nome à Região Metropolitana da Baixada Santista, Santos tem calor, praia e algumas bandeiras vermelhas. Elas são: José Menino, na região da Rua Fred Ozanan, José Menino, na região da Rua Olavo Bilac, Gonzaga e Boqueirão. Logo ao lado, a vizinha São Vicente tem duas praias impróprias: Gonzaguinha e Milionários.
Em Praia Grande, Maracanã, Vila Mirim, Vila Tupi e Aviação estão com situação considerada imprópria e a CETESB destaca situação não ideal em Guarujá na Praia da Enseada, perto da região da Avenida Santa Maria, Enseada, na altura da Rua Chile, e Perequê.
Continua após a publicidade
Bertioga, porém, também conta com as seguintes praias impróprias: Enseada – Col. Sesc; Enseada – Vista Linda; Enseada – Indaiá; São Lourenço – Próximo ao Morro; Guaratuba e Boraceia Sul.
Litoral sul também tem praias impróprias
Mais para o sul da Baixada Santista, tem praia, calor e os mesmos problemas. Em Peruíbe, Guaraú, Avenida São João, Balneário São João Batista e Icaraíba estão com bandeira vermelha. Já em Mongaguá, a situação não é das melhores em Flórida Mirim, Agenor de Campos, Itaóca, Vera Cruz, Central e Vila São Paulo.
Por fim, Itanhaém é a Cidade com mais praias impróprias, são 11 ao todo. Balneário Gaivota, Balneário Jardim Regina, Jardim São Fernando, Jardim Cibratel, Praia do Sonho, Praia dos Pescadores, Centro, Parque Balneário, Suarão – AFPESP, Suarão e Campos Elíseos têm bandeiras vermelhas distribuídas pela Cetesb.