A participante Aline Brasilino, representante da Vila Criativa Zona Noroeste, encantou o público do reality Sabores da Vila, da VTV, com um prato simples e cheio de afeto: a receita de filé de tilápia ao molho de espinafre.
Aline é técnica em Nutrição e comanda a Naturibari, cozinha voltada para alimentação saudável e dietas pós-bariátricas. No programa, ela mostrou que é possível unir leveza e sabor em um prato acessível e nutritivo.
Receita de filé de tilápia ao molho de espinafre
Com um toque caseiro e ingredientes fáceis de encontrar, a receita da Aline é ideal para quem busca uma refeição equilibrada e saborosa.
Ingredientes:
1 kg de filé de tilapia
1 maço de espinafre
3 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
1 creme de leite
Sal e pimenta do reino a gosto
Alho e cebola
Suco de 2 Limões
Azeite
Modo de preparo:
Em um recipiente coloque os filés de peixe
O sal e a pimenta do reino
O limão 1 cebola e 100 ml de azeite deixe marinar por 20 a 30 minutos . Levar para assar em forno pré-aquecido por 30 ou 40 minutos aproximadamente.
Molho de espinafre:
Em uma panela coloque a manteiga e a farinha de trigo e deixe cozinhar misturando bem com a ajuda de uma colher.
Adicione o Leite uma pitada de sal sempre misturando bem até encorpar o molho. Adicione o creme de leite e reserve.
Em outra panela coloque o alho triturado o azeite e refogue as folhas do espinafre, adicione pitada de sal . Desligue o fogo e bate o espinafre em um processador ou ligeiramente no liquidificador. Adicione o espinafre ao molho e reserve . Prove para ver o ponto do sal .
Em um prato coloque os filés e jogue o molho de espinafre por cima . Sirva com arroz com cenoura.
Arroz de cenoura:
Faz o arroz branco, com alho, óleo e sal. Depois passo a cenoura no processador e refogo em uma frigideira com alho e azeite depois junto no arroz e sirva.
Sabor e história na mesma receita
Aline conta que sua paixão pela cozinha começou ainda na infância, inspirada pelo pai, que era dono de um quiosque de comida nordestina em Itanhaém. “Cresci sentindo cheiro de baião de dois e cuscuz. Cozinhar é reviver essas memórias”, disse durante as gravações.
No Sabores da Vila, a chef da Zona Noroeste representa bem a proposta do programa: mostrar que a culinária é feita de histórias, encontros e emoção.
E aí, gostou dessa receita? Então continue explorando o universo do Sabores da Vila: