O TikTok lançou nesta quinta-feira (8) no Brasil o TikTok Shop, canal de e-commerce operado dentro da própria plataforma. A novidade permite que usuários comprem produtos anunciados em vídeos e lives com poucos cliques, enquanto criadores de conteúdo e marcas podem montar catálogos personalizados e divulgar os itens diretamente nos vídeos ou no perfil.
Os usuários poderão realizar compras pelo feed, transmissões ao vivo, vitrines nos perfis ou em uma nova aba exclusiva – ainda em desenvolvimento. O pagamento pode ser feito via cartão, pix ou boleto, e marcas como Natura, L’Oréal, C&A e Riachuelo já estão entre os primeiros parceiros da plataforma.
Além das marcas, os criadores de conteúdo terão papel central e poderão receber comissões pelas vendas geradas com seus vídeos, por meio do Programa de Afiliados. A participação está liberada apenas para maiores de 18 anos, com pelo menos cinco mil seguidores e atividade recente.
TikTok Shop is here!! Your ultimate destination for discovering and shopping the latest trending products, all within the app. We are committed to empowering businesses expand their presence and succeed on our platform.
— TikTokShop_Global (@SellwTikTokShop) May 13, 2024
Learn how to get started now! https://t.co/rx8jqMFa8q pic.twitter.com/mFx3dnTjo1
Para ajudar vendedores e criadores, o TikTok disponibilizou as plataformas Central do Vendedor e Academia TikTok, com tutoriais e dicas. A abertura de uma loja é gratuita, e a comissão cobrada por venda, segundo a empresa, será inferior à de concorrentes.
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Estimativas do banco Santander indicam que a funcionalidade pode movimentar até R$ 39 bilhões no Brasil até 2028, o equivalente a até 9% do e-commerce nacional. Nos Estados Unidos, o TikTok já impactou concorrentes como a Amazon, que viu a taxa de crescimento de seus clientes cair de 9% para 2% após a chegada da função.
Com força nos segmentos de beleza, saúde, moda e eletrônicos, o TikTok Shop já estava presente em países como EUA, Reino Unido e México.