A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso dos detergentes e desinfetantes da marca Ypê com final do lote 1 produzidos a partir de 1º de janeiro de 2026. A decisão foi publicada hoje (22) no Instagram do órgão.
De acordo com a publicação, a medida foi adotada depois da apresentação de laudos satisfatórios feitos pela empresa para todos os lotes desenvolvidos este ano.
Em relação aos lava-roupas, a Ypê informou que fará o recolhimento voluntário, de forma preventiva, dos itens fabricados até 31 de março de 2026.
Já os produtos como lava-louças, desinfetantes e demais lava-roupas tiveram, no último dia 15, laudos considerados satisfatórios para todos os lotes produzidos a partir de 1º de março deste ano.
Histórico
Em 7 de maio de 2026, a Anvisa determinou a proibição e o recolhimento de 23 lotes de produtos líquidos da Ypê em alegava falhas nos sistemas de garantia da qualidade, produção e controle de qualidade. No dia seguinte, a medida foi temporariamente suspensa após a empresa apresentar recurso contra a decisão.
O órgão recomendou que os consumidores entrassem em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da empresa para receber orientações sobre como proceder com os produtos. No entanto, consumidores relataram durante o caso, por meio de comentários nas redes sociais da empresa, que e-mails e ligações não estavam sendo respondidos.
A empresa, inicialmente, afirmou que suas operações estavam regulares. No entanto, no sábado (9/5), voltou atrás, reconheceu problemas na produção e passou a disponibilizar o telefone 0800 002 6071, com atendimento 24 horas, além de criar um novo canal de contato em seu site. Outros números de 0800 seguem funcionando em horários reduzidos.
Na sequência, foi solicitada a retirada da medida e, em reunião posterior, houve a prorrogação do prazo, além do anúncio da retirada de pauta do processo envolvendo a Química Amparo, fabricante da marca Ypê. Apenas na sexta-feira (15/5), a Anvisa se colocou à disposição para auxiliar a empresa no que fosse necessário, com o objetivo de evitar novos erros.
No fim de maio, a produção de detergentes, lava-roupas líquidos e desinfetantes foi retomada pela Ypê na unidade de Amparo (SP), após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).