Atendendo tanto a moradores quanto turistas, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) segue investindo na Baixada Santista para melhorar o abastecimento de água e a coleta de esgoto na temporada de verão.
Nos últimos anos, os investimentos ultrapassaram R$ 1,2 bilhão, com obras em todas as nove cidades da região, também se adaptando aos desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Na região, novos centros de reservação e reforços na infraestrutura já estão em operação para garantir maior segurança hídrica. Em Santos, por exemplo, o aumento da vazão de água nos morros foi acompanhado de melhorias no esgotamento, com renovação de tubulações, como o coletor sob a rua Goiás.
Outras cidades
Em Bertioga, novos centros de reservação e interligações de tubulações aumentaram a segurança hídrica e a capacidade de abastecimento, enquanto a ampliação do sistema de esgoto beneficiou a Chácara Vista Linda Cubatão concluiu sistemas de abastecimento nos bairros Vale Verde e Vila Esperança, com 12,9 km de adutoras e redes, além de dois boosters e a regularização de mais de 900 ligações domiciliares.
Guarujá implementa um grande programa de renovação de infraestrutura, com foco em Vicente de Carvalho, incluindo novas redes, travessias, substituição de hidrômetros e ampliação da coleta de esgoto em diversos bairros. Enquanto em Itanhaém, a duplicação da vazão da ETA Mambú/Branco beneficia a região e reforça o abastecimento de água, enquanto o sistema de esgoto foi ampliado nos bairros Jardim Ivoty e Jardim Anchieta.
Mongaguá renovou redes de água e interligou mais de 200 ramais domiciliares nos bairros Balneário Itaguaí e Conjunto Mazzeo, melhorando o abastecimento local. Já Peruíbe recebeu melhorias na adutora sobre o rio Preto e será beneficiada com booster e adutora implementados em Itanhaém, além de obras de ampliação da coleta de esgoto no Jardim dos Prados.
Praia Grande passou por setorização do sistema de água, além de novas tubulações e obras de expansão do sistema de esgoto nos bairros do programa Onda Limpa. E, São Vicente, por fim, recebeu um novo centro de reservação, com 10 milhões de litros de capacidade, e melhorias na rede de esgoto, com 25 km de novas redes e a reforma da estação Samaritá.
Abastecimento eficiente
Para garantir o abastecimento eficiente durante a temporada de verão, quando a demanda é maior, a Sabesp implementou um plano operacional robusto.
A medida inclui 174 agentes e técnicos extras, além de equipamentos de reserva como caminhões-tanque e geradores móveis, posicionados estrategicamente para atender à alta demanda.
Para facilitar o acesso dos moradores e turistas aos serviços, o atendimento presencial também será ampliado, com horários estendidos e postos móveis nas cidades da região.
Aprenda a utilizar a água de forma racional com as dicas da Sabesp
A Sabesp também realiza ações educativas para sensibilizar a população sobre a importância do uso racional da água e o correto descarte de resíduos. Confira algumas:
- Use a água de forma consciente, adotando práticas simples como usar vassoura e balde para limpeza, evitando mangueiras e ficando atento a vazamentos. Pequenos cuidados fazem uma grande diferença no consumo e preservação desse recurso.
- Verifique se o imóvel possui a caixa-d’água obrigatória com capacidade para pelo menos 24 horas de reserva. Isso garante o abastecimento durante variações de pressão ou manutenções no sistema.
- Evite a superlotação nas residências, pois isso torna o sistema interno ineficaz, mesmo com o abastecimento funcionando normalmente. A capacidade da caixa-d’água deve ser proporcional ao número de ocupantes.
Por meio de campanhas nas redes sociais e outras iniciativas, a empresa busca engajar moradores e turistas na preservação dos recursos hídricos e no funcionamento adequado dos sistemas de saneamento da região.
Para emergências ou dúvidas, a Sabesp está disponível 24 horas por meio de diversos canais de atendimento, incluindo central telefônica 0800 055 0195, Agência Virtual (agenciavirtual.sabesp.com.br/), WhatsApp (11 3388-8000), chatbot (sabesp-chat.sabesp.com.br) e agências físicas, mediante agendamento.