Search
Close this search box.
Mundo

Governo francês coloca país em alerta “alto” para gripe aviária

A França elevou o nível de risco da gripe aviária de “moderado” para “alto” devido à detecção de novos casos da doença, levando as granjas a manter as aves em ambientes fechados para conter a disseminação do vírus altamente contagioso. A decisão foi tomada pelo Ministério da Agricultura e publicada no Diário Oficial.

A gripe aviária, ou influenza aviária, é conhecida por causar o abate de centenas de milhões de aves em todo o mundo nos últimos anos. Ela geralmente surge durante o outono e o inverno e tem se espalhado em vários países europeus nas últimas semanas, incluindo Alemanha, Holanda e Bélgica.

Na semana anterior, a França relatou o primeiro surto da doença nesta temporada em uma fazenda na Bretanha, no noroeste do país.

O nível de risco “alto” implica que todas as aves domésticas devem ser mantidas dentro das fazendas, e medidas adicionais de segurança devem ser implementadas para evitar a propagação da doença.

Embora a gripe aviária não represente uma ameaça através dos alimentos, sua disseminação é preocupante para os governos e para o setor avícola, devido ao impacto devastador nos rebanhos, às possíveis restrições comerciais e ao risco de transmissão para humanos.

Para combater a doença, a França iniciou uma campanha de vacinação no início de outubro, inicialmente focada em patos, que podem transmitir o vírus facilmente sem apresentar sintomas.

Fonte: Reuters

Mais lidas

Ídolo do Santos, Serginho Chulapa sofre infarto e passa por cirurgia

Mãe de seis filhos morre após ser baleada durante operação policial em Santos

PF prende pastor que compartilhou imagens com conteúdo de abuso infantil

Quatro homens são presos por tráfico de drogas em Piracicaba

Campinas é homenageada em sessão solene da Câmara dos Deputados em Brasília

Festival oferecerá degustação gratuita de 30 cafés em Santos

“Criança morre todo dia”: mãe revela fala de motorista bêbado que matou menina de 4 anos

VEJA TAMBÉM