Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Com combustível em pauta, Seminário Internacional de Hidrogênio começa hoje em Piracicaba

Empresários e pesquisadores discutem possibilidade de substituir combustíveis fósseis pelo hidrogênio
Estações de ensino são capazes de mostrar na prática como o processo de eletrólise ocorre para a geração do hidrogênio

Começa nesta segunda-feira (08/04) e vai até terça (09/04) em Piracicaba o Seminário Internacional “Nosso Fututo com Hidrogênio”. O objetivo de empresários, pesquisadores do setor público e privado, e líderes do setor energético e de transportes é discutir novos modelos que possam substituir combustíveis fósseis por energias renováveis, trazendo à pauta diversos temas relacionados à produção, uso e comercialização do hidrogênio.


Continua após a publicidade

O uso do hidrogênio renovável e baixo carbono (H2) reflete uma tendência global de busca por soluções energéticas sustentáveis que possam contribuir para a mitigação das mudanças climáticas e transição para uma economia de baixo carbono. A possibilidade de uso do hidrogênio como fonte de energia em diversos setores, que incluem a siderurgia, a produção de energia elétrica, a aviação, além do uso para veículos leves e pesados, traz um potencial significativo para as empresas e agentes públicos no desenvolvimento de novas tecnologias e uma economia mais sustentável.

A área de exposição do encontro vai contar com o modelo Mirai, da Toyota. O veículo é o primeiro a hidrogênio do mundo, comercializado em larga escala. Suas baterias são carregadas a partir da reação química entre hidrogênio e oxigênio na célula combustível (Fuel Cell Eletric Vehicle).

Seminário

Ao todo, serão 10 painéis de discussão nos dois dias de evento. A abertura do seminário terá a palestra do CEO da Thyssenkrupp na América do Sul e presidente da Câmara do Comércio Brasil-Alemanha, Paulo Alvarenga, que vai falar sobre O Futuro com Hidrogênio: Uma Abordagem Holística Sobre o Crescente Papel do Hidrogênio para um Futuro Sustentável. Sediada na Alemanha, a Thyssenkrupp, empresa industrial e de tecnologia internacional, atua em segmentos de mercado como automotivo, defesa naval e plantas industriais.

Alguns dos principais nomes e empresas que estão à frente do desenvolvimento de novas tecnologias com o uso do hidrogênio participam do seminário, como Jens Hüren, diretor da MAN Energy Solutions no Brasil; Anderson Suzuki, da Hyundai Motor Brasil e AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva); Mario William, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); Francisco Nigro, da Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo); a gerente de meio ambiente da Arcelor Mittal, Luciana Magalhães; a pesquisadora do KIT (Instituto de Tecnologia Karlsruhe – Alemanha), Naiara Telis; o diretor da área de energia do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), professor João Paulo Cordeiro; e outros.

A VTV SBT acompanha todo o ciclo de palestras, e debates a respeito da assunto, inclusive com a montagem de um estúdio especial para entrevistar os especialistas do setor, e mostrar quais são as novidades e o futuro do hidrogênio no país. O repórter Fabio Marchiselli vai entrar ao vivo no Jornal VTV da Gente nesta segunda (08/04) e amanhã (09/04) a partir da 11h30.

SERVIÇO –  Seminário Internacional Nosso Futuro com Hidrogênio. Dia 08/04, das 9h às 18h, e dia 09/04, das 9h às 17h, no Teatro Erotides de Campos, o Teatro do Engenho, no Engenho Central de Piracicaba, na avenida Maurice Alain, 454, Nova Piracicaba. Informações e inscrições no endereço seminariodehidrogenio.com.br/ . Evento gratuito, aberto ao público.


Continua após a publicidade

Autor

VEJA TAMBÉM

mortes influenza

Campinas registra mais 9 mortes por Influenza

cpat mutirão entrevistas

CPAT realiza mutirão de entrevistas para vagas no setor farmacêutico

P. Diddy condenado (Foto: Reprodução / SBT News)

Diddy é condenado por transporte para fins de prostituição, mas absolvido das acusações mais graves

Banco Central Rafa Neddermeyer Agência Brasil

Banco Central confirmou um ataque cibernético que atingiu prestadora de serviços

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.