Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Câmara de Campinas triplica multa para quem pichar patrimônio público ou privado

Se a proposta for aprovada, e sancionada pelo prefeito a multa passa a ser de R$ 9.331,80 .
pixacao

A Câmara Municipal de Campinas realiza nesta quarta-feira (10/04) a décima nona Reunião Ordinária do ano de 2024. Entre as votações previstas para a noite desta quarta está, em análise definitiva, um Projeto de Lei de autoria do vereador Paulo Gaspar (Novo) que altera a lei 15.111/2015 (regulamentada em 2022) para elevar em duas vezes e meia o valor da multa aplicada a pessoas que danificam o patrimônio público ou privado em Campinas. De acordo com a legislação vigente, a multa é de 800 Unidades Fiscais de Campinas (Ufics). se a proposta for aprovada e sancionada pelo prefeito, passará a ser de duas mil Ufics (o que hoje equivale a R$ 9.331,80), independentemente do valor gasto com eventuais serviços de limpeza e restauração do bem.

“Nossa cidade vive uma proliferação desenfreada de vandalismo ao patrimônio, em especial pichações e danos causados a próprios públicos que não só geram gastos para a reparação do bem como impedem que a população utilizem de forma plena os equipamentos municipais. Fica claro que o valor da multa não surtiu o efeito de persuasão necessário para impedir que os danos continuem a ocorrer e o aumento do valor da multa poderá ajudar a amenizar o problema”, acredita Gaspar.


Continua após a publicidade

O Projeto de Lei do vereador também estabelece que o Poder Executivo poderá implementar campanhas para que a população denuncie os infratores que causem danos ao patrimônio público ou particular. “A participação popular na fiscalização do patrimônio público, inclusive por meio de programas de vizinhança solidária, é fundamental para que se solucione esse problema”, pontua.

blank

Continua após a publicidade

VEJA TAMBÉM

mortes influenza

Campinas registra mais 9 mortes por Influenza

cpat mutirão entrevistas

CPAT realiza mutirão de entrevistas para vagas no setor farmacêutico

P. Diddy condenado (Foto: Reprodução / SBT News)

Diddy é condenado por transporte para fins de prostituição, mas absolvido das acusações mais graves

Banco Central Rafa Neddermeyer Agência Brasil

Banco Central confirmou um ataque cibernético que atingiu prestadora de serviços

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.