fbpx
Search
Close this search box.

Filhote de jubarte aparece encalhado na Praia da Aparecida em Santos

Mamífero marinho já estava sem vida quando foi encontrado por moradores

Uma baleia encalhada na faixa de areia da Praia da Aparecida, em Santos, reuniu dezenas de curiosos na manhã desta sexta-feira (10/05). Trata-se de um filhote de jubarte (Megaptera novaeanclicae) de cerca de quatro metros de comprimento. O animal em sua fase adulta chega a 16 metros.

As baleias que vem da Antártida geralmente usam a costa brasileira com águas quentes para se reproduzir. Segundo o biólogo do Aquário Municipal de Santos, Marco Aurélio Gattamorta, o filhote já chegou à praia morto e em estado avançado de decomposição. A carcaça que boiou até a faixa de areia já tinha sido vista há poucos dias por moradores da redondeza.

Foram colocadas fitas de segurança para que os banhistas mantivessem distância da carcaça. A aproximação das baleias que ficam encalhadas é proibida por lei. Isso porque, quando vivas, podem ferir curiosos que se aproximam devido ao tamanho e a força. Mas quando estão mortas é que elas representam maior risco: devido à alta concentração de gases dentro do corpo, o animal pode explodir.

📲 Participe dos canais VTV News no WhatsApp

O Instituto Gremar foi acionado para fazer o trabalho de necropsia da baleia. As amostras coletadas serão analisadas no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no Guarujá, para tentar detectar com mais precisão as causas da morte do animal. O restante da carcaça, posteriormente, será removido pela limpeza pública do Município.

(COLABOROU PARA A REPORTAGEM GABY DE SABOYA)

Mais lidas

Casal sofre tentativa de assalto no Guarujá e bandidos fogem

Ex-vereador de São Vicente é assassinado em padaria; Vídeo

Ex-secretário mata mãe e se suicida após ter cargo exonerado em Guarujá

Professora Regina Corrochel amplia vantagem à Prefeitura de Araras com 32,2%, segundo pesquisa

Homem é assassinado com tiro no rosto em Americana; Vídeo

VEJA TAMBÉM

Editorias

nos siga nas redes