fbpx

VTV News | Notícias do Interior e Litoral de São Paulo

Search
Close this search box.

Itanhaém atinge marca de 500 animais silvestres soltos pelo Instituto Gremar

O Gremar Itanhaém garante manejo nutricional e cuidados veterinários para promover comportamentos naturais para sobrevivência pós-soltura

O Instituto Gremar alcançou um marco significativo na preservação da fauna silvestre local com a soltura de 500 animais reabilitados. Desde o início da contratação do serviço, em 2021, o CRAS Gremar Itanhaém tem desempenhado um papel crucial na recuperação de animais silvestres encontrados em situações de emergência, provenientes tanto de causas naturais quanto antrópicas.

Entre os animais de maior ocorrência na região estão aves aquáticas como a garça-branca-grande (Ardea Alba) e o biguá (Nannopterum Brasilianus), aves silvestres como a coruja-buraqueira (Athene Cunicularia) e mamíferos como o saruê-de-orelha-preta (Didelphis Aurita). Os animais recebidos são provenientes de diversos resgates feitos por munícipes, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar Ambiental, Secretaria Planejamento e Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros.

As instalações do CRAS, equipadas para simular o ambiente natural dos animais, garantem que cada indivíduo tenha as melhores condições para sua recuperação. A reabilitação inclui manejo nutricional, cuidados veterinários e recintos adequados para promover comportamentos naturais, essenciais para a sobrevivência pós-soltura. Cada animal resgatado passa por um rigoroso processo de triagem, registro e diagnóstico, seguido por tratamentos clínicos personalizados.

Além do trabalho direto com os animais, o Instituto Gremar destaca-se na promoção da educação ambiental com espaço dedicado aos animais silvestres no Centro de Educação Ambiental, localizado no Parque Amazônia Paulista, que tem como compromisso educar a comunidade sobre a importância da conservação da fauna silvestre.

A soltura de 500 animais reabilitados demonstra um impacto significativo no ecossistema local. A presença de um centro especializado na região assegura que os animais silvestres recebam o cuidado necessário, aumentando suas chances de sobrevivência e contribuindo para o equilíbrio dos ecossistemas da Mata Atlântica.

Em caso de animais silvestres debilitados, acione o Departamento de Meio Ambiente, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone (13) 3421-1604. E após as 16h em dias de semana e aos sábados domingos e feriados, a Polícia Ambiental (3421-4560 | 3422-3765) e a Guarda Civil Municipal podem ser acionadas.

Isabela Meletti (Sob supervisão)

Autor

Mais lidas

Criminosos invadem concessionária e roubam motos em São Vicente; Vídeo

Homem resiste à prisão e coloca fogo no próprio corpo em Santa Bárbara d’Oeste; Vídeo

Dupla é presa furtando ótica na área central de Americana

PM é flagrado jogando homem de ponte na zona sul de São Paulo

Mega-Sena da Virada 2024 terá prêmio de R$ 600 milhões

VEJA TAMBÉM