fbpx
Search
Close this search box.

Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos promove Santa Catarina Day

Em 2023, Santa Catarina cresceu 3,7%

Um dia destinado ao estado que conquistou em 2023 um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) maior que o do próprio país.  Em 2023, Santa Catarina cresceu 3,7% enquanto o número nacional foi de 2,9%. Um dos menores estados do país em território é referência nacional quando o em infraestrutura de empregos e negócios.

Representantes do estado, entre eles o governador Jorginho Mello (PL), estão em Brasília para participar do Santa Catarina Day. O evento, promovido pela Frente Parlamente de Portos e Aeroportos, acontece nesta terça-feira (27), na sede do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), em Brasília, e reúne deputados, senadores, autoridades e empresários ligados a área.

“Hoje nós vamos entender nas entranhas o estado de Santa Catarina, como está a logística, a infraestrutura de transporte, esse estado que é o verdadeiro exército do país. A indústria de Santa Catarina não para de crescer, com o PIB fortíssimo do país. Um estado com uma vocação portuária fantástica e vamos conhecer o segredo de Santa Catarina”, destacou o diretor presidente do IBI, Mário Povia.

Representantes do setor portuário, como o presidente do Porto de São Francisco do Sul, destacaram a importância do estado para o cenário nacional e da troca de experiências.

“A gente vai discutir um pouco da logística de Santa Catarina, que é uma logística diferenciada. Nós somos um dos estados mais eficientes do Brasil. Nesse quesito, estamos trabalhando muito forte sob o comando do governador Jorginho Mello para melhorar cada vez mais, oferecer uma infraestrutura adequada que gera movimento econômico, gera renda para a comunidade catarinense. Então, estamos muito empenhados aqui para poder mostrar o que Santa Catarina tem de diferente, seu contexto, suas vantagens competitivas que são hoje muito fortes no Brasil”, disse.

Estado destaque

Hoje, o estado catarinense possui quase 800 quilômetros de ferrovias, são mais de 12.500 quilômetros de estradas, 6 portos e 5 aeroportos. Uma infraestrutura que atrai os olhos de investidores do país e até de fora.

“O Estado é um pedaço do Brasil que deu certo. A gente tem muito orgulho de falar que os governos que destacam de outros estados, o estado mais competitivo do Brasil, o governo de São Paulo e pernete a São Paulo, ficar em primeiro lugar porque São Paulo é um país. Muitos, de segurança pública, são os primeiros do Brasil, competitividade, maior longevidade e, quem quiser ser feliz e viver bem, ganhar dinheiro, vai para a Santa Catarina”, comemorou o governador Catarinense.

O desenvolvimento continua

Durante o evento, o governador assinou o contrato com a Empresa Pública Federal INFRA S.A para a elaboração do Plano Estadual de Logística e Transporte de Santa Catarina, o PELT-SC. O plano deve auxiliar o estado a priorizar os investimentos no setor, detalhando obras a serem realizadas a curto, médio e longo prazo. Trazendo mais autonomia e segurança para a gestão estadual.

“O que estamos oferecendo aos estados são documentos técnicos com diagnósticos precisos e atualizados sobre sua rede logística a fim de que possam otimizá-la por meio de políticas públicas e parcerias. No caso específico de Santa Catarina, um maior enfoque será dado para o setor portuário no que se refere a exportações e importações”, afirmou Cristiano Della Giustina – diretor de Planejamento Infra S.A.

Também foram assinados dois documentos, lançando o certame licitatório para a contratação de empresa para projeto básico de dragagem, derrocagem e remodelagem dos molhes no acesso ao Porto de Laguna. Molhes são estruturas construídas em um conjunto de pedras ou concreto colocadas ao longo da costa e no fundo do mar.

O que deu certo deve ser replicado

Pensando o futuro da infraestrutura no país – A FPPA, por meio do presidente, o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), e o seu braço técnico, o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), vêm organizando uma série de eventos estaduais para discutir melhorias nos setores de infraestrutura, portos e aeroportos – e o Santa Catarina Day faz parte desse circuito.

“Pensar infraestrutura e progresso, considerando conceitos modernos e a integração inteligente de diferentes modais – aéreo, hidroviário, ferroviário, rodoviário – tem sido desafiador não apenas para o Brasil, mas para o mundo. A FPPA entende a relevância do planejamento integrado envolvendo diferentes setores, o poder público, a iniciativa privada e a sociedade para findar gargalos, pensar soluções ambientalmente responsáveis e trilhar um caminho focado no desenvolvimento econômico e social. Exatamente por isso, idealizamos um circuito de eventos voltados para a eficiência logística”, explicou o presidente da FPPA e também deputado Paulo Alexandre Barbosa.

Autor

  • Maycon Leão

    Correspondente da VTV em Brasília. Direto da capital federal, atualiza os bastidores da politica e as movimentações que afetam nossa região.

Mais lidas

Mongaguá comemora 65 anos com programação especial

Mulher em chamas é encontrada morta em Jaguariúna; Vídeo

Homem passa mal e morre ao lado de UBS em Hortolândia; Vídeo

Policiais do Baep recuperam motos que haviam sido furtadas

Mulher é atropelada por ônibus em Campinas

VEJA TAMBÉM