Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos promove Santa Catarina Day

Em 2023, Santa Catarina cresceu 3,7%
santa catarina

Um dia destinado ao estado que conquistou em 2023 um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) maior que o do próprio país.  Em 2023, Santa Catarina cresceu 3,7% enquanto o número nacional foi de 2,9%. Um dos menores estados do país em território é referência nacional quando o em infraestrutura de empregos e negócios.

Representantes do estado, entre eles o governador Jorginho Mello (PL), estão em Brasília para participar do Santa Catarina Day. O evento, promovido pela Frente Parlamente de Portos e Aeroportos, acontece nesta terça-feira (27), na sede do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), em Brasília, e reúne deputados, senadores, autoridades e empresários ligados a área.


Continua após a publicidade

“Hoje nós vamos entender nas entranhas o estado de Santa Catarina, como está a logística, a infraestrutura de transporte, esse estado que é o verdadeiro exército do país. A indústria de Santa Catarina não para de crescer, com o PIB fortíssimo do país. Um estado com uma vocação portuária fantástica e vamos conhecer o segredo de Santa Catarina”, destacou o diretor presidente do IBI, Mário Povia.

Representantes do setor portuário, como o presidente do Porto de São Francisco do Sul, destacaram a importância do estado para o cenário nacional e da troca de experiências.

“A gente vai discutir um pouco da logística de Santa Catarina, que é uma logística diferenciada. Nós somos um dos estados mais eficientes do Brasil. Nesse quesito, estamos trabalhando muito forte sob o comando do governador Jorginho Mello para melhorar cada vez mais, oferecer uma infraestrutura adequada que gera movimento econômico, gera renda para a comunidade catarinense. Então, estamos muito empenhados aqui para poder mostrar o que Santa Catarina tem de diferente, seu contexto, suas vantagens competitivas que são hoje muito fortes no Brasil”, disse.

Estado destaque

Hoje, o estado catarinense possui quase 800 quilômetros de ferrovias, são mais de 12.500 quilômetros de estradas, 6 portos e 5 aeroportos. Uma infraestrutura que atrai os olhos de investidores do país e até de fora.

“O Estado é um pedaço do Brasil que deu certo. A gente tem muito orgulho de falar que os governos que destacam de outros estados, o estado mais competitivo do Brasil, o governo de São Paulo e pernete a São Paulo, ficar em primeiro lugar porque São Paulo é um país. Muitos, de segurança pública, são os primeiros do Brasil, competitividade, maior longevidade e, quem quiser ser feliz e viver bem, ganhar dinheiro, vai para a Santa Catarina”, comemorou o governador Catarinense.

O desenvolvimento continua

Durante o evento, o governador assinou o contrato com a Empresa Pública Federal INFRA S.A para a elaboração do Plano Estadual de Logística e Transporte de Santa Catarina, o PELT-SC. O plano deve auxiliar o estado a priorizar os investimentos no setor, detalhando obras a serem realizadas a curto, médio e longo prazo. Trazendo mais autonomia e segurança para a gestão estadual.

“O que estamos oferecendo aos estados são documentos técnicos com diagnósticos precisos e atualizados sobre sua rede logística a fim de que possam otimizá-la por meio de políticas públicas e parcerias. No caso específico de Santa Catarina, um maior enfoque será dado para o setor portuário no que se refere a exportações e importações”, afirmou Cristiano Della Giustina – diretor de Planejamento Infra S.A.

Também foram assinados dois documentos, lançando o certame licitatório para a contratação de empresa para projeto básico de dragagem, derrocagem e remodelagem dos molhes no acesso ao Porto de Laguna. Molhes são estruturas construídas em um conjunto de pedras ou concreto colocadas ao longo da costa e no fundo do mar.

O que deu certo deve ser replicado

Pensando o futuro da infraestrutura no país – A FPPA, por meio do presidente, o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), e o seu braço técnico, o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), vêm organizando uma série de eventos estaduais para discutir melhorias nos setores de infraestrutura, portos e aeroportos – e o Santa Catarina Day faz parte desse circuito.

“Pensar infraestrutura e progresso, considerando conceitos modernos e a integração inteligente de diferentes modais – aéreo, hidroviário, ferroviário, rodoviário – tem sido desafiador não apenas para o Brasil, mas para o mundo. A FPPA entende a relevância do planejamento integrado envolvendo diferentes setores, o poder público, a iniciativa privada e a sociedade para findar gargalos, pensar soluções ambientalmente responsáveis e trilhar um caminho focado no desenvolvimento econômico e social. Exatamente por isso, idealizamos um circuito de eventos voltados para a eficiência logística”, explicou o presidente da FPPA e também deputado Paulo Alexandre Barbosa.


Continua após a publicidade

Autor

  • Maycon Leão

    Correspondente da VTV em Brasília. Direto da capital federal, atualiza os bastidores da politica e as movimentações que afetam nossa região.

VEJA TAMBÉM

IBI Social

IBI Lança Projeto Social em Brasília

travessia-hídrica-projeto

SP apresenta projeto de concessão das Travessias Hídricas em Portugal

Câmara dos Vereadores de Bragança Paulista vota projeto (foto: divulgação / Câmara)

MP contesta leitura obrigatória da Bíblia em sessões da Câmara de Bragança Paulista

Bolsonaro cancela agendas em julho após recomendação médica

Bolsonaro cancela agendas em julho após crise de saúde

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.