fbpx
Search
Close this search box.

Defesa Civil de Campinas dá apoio ao Corpo de Bombeiros para controle de incêndios

As ocorrências foram registradas entre a noite de quinta (5) e manhã desta sexta-feira (6), em bairros da cidade e na região

A Defesa Civil de Campinas está apoiando o trabalho do Corpo de Bombeiros (Cobom) nas ocorrências de incêndio registradas na noite da quinta-feira (5) e na madrugada e manhã desta sexta-feira (6) de setembro. Pela manhã, por solicitação da Defesa Civil Estadual, duas equipes foram deslocadas para o município de Valinhos para atuar junto à corporação no incêndio da Serra dos Cocais. As condições meteorológicas com ventos mais intensos favorecem a propagação e intensificação dos incêndios sendo necessário redobrar a atenção em áreas de vegetação seca.

Na noite e madrugada da quinta e início da manhã da sexta-feira, a Defesa Civil foi acionada pelo Cobom para dar apoio em quatro ocorrências de incêndio em mata. Duas na região Norte da cidade, respectivamente, no Village Campinas e no Bosque das Palmeiras. A outra notificação foi para o Jardim Ipaussurama, região Noroeste. Pela manhã a solicitação foi para o incêndio no loteamento Alphaville Campinas.

Por solicitação da Defesa Civil do Estado, duas equipes de Campinas estão dando apoio ao município de Valinhos, na Serra dos Cocais. Foi disponibilizada uma viatura com tanque de água e outra equipe fará o sobrevoo da região afetada com drone.

O coordenador regional e diretor da Defesa de Campinas, Sidnei Furtado, lembra que devido à falta de chuva, altas temperaturas e baixa umidade do ar o período é crítico. “Desde ontem nossas equipes estão apoiando o trabalho do Corpo de Bombeiros. A corporação nos aciona sempre que precisa de viaturas com tanque de água, máquinas para abrir aceiro, reabastecimento de água para os caminhões e outras situações específicas quando, por exemplo, é preciso fazer a retirada de famílias atingidas”, explica Furtado.

Nas últimas ocorrências, a Defesa Civil disponibilizou equipamentos para ajudar no combate o fogo. “Nós temos viaturas com tanque de 400 litros de água e nossas equipes apoiam os bombeiros com esse equipamento. Também fazemos a solicitação para reabastecimento de água junto à Sanasa”, informa o coordenador.

Baixa umidade e riscos

De acordo com a previsão meteorológica divulgada pelo Cepagri, sob condição de baixa umidade, temperaturas em elevação e sem previsão de chuvas, o risco de queimadas para os próximos dias deverá aumentar progressivamente. Dessa forma, é imprescindível impedir o início dos focos, evitando práticas como a queima de lixo e limpeza de terrenos e em áreas rurais com fogo, descarte inadequado de bitucas de cigarro, lançamento de balões e o acendimento de fogueiras.

Em Campinas, durante esse período mais crítico, será mantido o reforço das equipes dos plantões da Operação Estiagem e as máquinas (tratores e retroescavadeira) nas áreas de preservação ambiental para facilitar o acesso e apoio ao Corpo de Bombeiros. Também haverá continuidade da campanha “Pratique a Prevenção” nas redes sociais.

Autor

Mais lidas

Mongaguá comemora 65 anos com programação especial

Mulher em chamas é encontrada morta em Jaguariúna; Vídeo

Homem passa mal e morre ao lado de UBS em Hortolândia; Vídeo

Policiais do Baep recuperam motos que haviam sido furtadas

Mulher é atropelada por ônibus em Campinas

VEJA TAMBÉM