A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu início às sessões públicas para discutir a renovação do contrato de concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) por mais 30 anos. A FCA, com 7.856,8 km de extensão, atravessa estados como Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, sendo uma das principais vias de integração ferroviária entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país.
O contrato de concessão da FCA, que termina em 2026, pode ser prorrogado até 2056, com previsão de investimentos que ultrapassam R$ 24 bilhões. O objetivo das sessões públicas, que ocorrerão em seis cidades, é ouvir a sociedade e colher sugestões sobre as melhorias propostas. As audiências acontecem entre 7 e 21 de outubro, passando por locais como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Goiânia.
Em entrevista ao VTV News, o presidente do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), Mário Povia, destacou a relevância da renovação para o crescimento do país. “Estamos falando de uma concessão de longo prazo, que envolve a maior malha ferroviária do Brasil. É fundamental que os trechos produtivos tragam competitividade e eficiência, refletindo diretamente no custo Brasil e na economia internacional,” afirmou Povia.
A renovação abrange mais de 5.700 km de trilhos, incluindo corredores estratégicos como Centro-Leste e Centro-Sudeste. Povia também enfatizou a importância de ajustar o modelo regulatório e lidar com trechos antieconômicos. “É preciso equilibrar os investimentos em trechos produtivos e, ao mesmo tempo, encontrar soluções para os trechos que serão devolvidos, seja com novas concessões ou parcerias público-privadas”, explicou.
Além das sessões presenciais, as contribuições por escrito podem ser enviadas até 14 de outubro pelo sistema ParticipANTT. A proposta é um passo essencial para garantir que o Brasil siga competitivo no cenário logístico internacional, assegurando melhorias e modernizações na infraestrutura ferroviária nacional.