fbpx

VTV News | Notícias do Interior e Litoral de São Paulo

Search
Close this search box.

Menino de 3 anos morre após picada de escorpião em Jaguariúna

Arthur faleceu no último domingo (3)

Arthur Moraes Carvalho Nascimento, de apenas 3 anos, morreu após ser vítima de uma picada de escorpião na cidade de Jaguariúna. A mãe levou o menino ao Hospital Municipal de Jaguariúna e ele foi transferido ao Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.

Ela questiona atraso no atendimento médico e falta de soro no hospital. De acordo com a mãe da criança, Michele Aparecida Carvalho, a tragédia aconteceu dentro de casa no último sábado (2). Arthur faleceu no domingo (3).

A criança estava brincando quando foi picada por um escorpião que estava escondido numa bota. Ao perceber a gravidade da situação, a mãe imediatamente levou o filho à unidade hospitalar.

Atendimento médico e transferência

No hospital municipal, Arthur recebeu os primeiros atendimentos. A mãe diz que não havia soro no hosopital e por isso o menino, foi transferido ao HC da Unicamp.

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna informou que o atendimento à criança seguiu todos os protocolos estabelecidos pelo plano regional sobre acidentes com escorpiões.

“Em relação ao recente caso de óbito, informamos que a criança deu entrada no Hospital Municipal de Jaguariúna no dia 02/11, onde foi atendida segundo todos os protocolos estabelecidos. No mesmo dia, foi encaminhada ao HC da Unicamp para atendimento na UTI pediátrica, conforme as diretrizes do Plano Regional. Apesar dos esforços da equipe médica, a criança veio a óbito no dia 03/11 na UTI pediátrica do HC da Unicamp. A Secretaria de Saúde de Jaguariúna lamenta profundamente a perda e reafirma o compromisso de seguir rigorosamente os protocolos definidos para garantir o melhor atendimento possível”.

Já o Hospital de Clínicas da Unicamp esclareceu que a criança chegou à emergência pediátrica uma hora e 20 minutos após a notificação do hospital de origem.

“O Hospital de Clínicas da Unicamp, esclarece que a criança de Jaguariúna, picada por um escorpião no último dia 2, foi recebida na emergência pediátrica às 14h30, ou seja, uma hora e 20 minutos após a notificação do hospital de origem na CROOS para o HC. Chegou na emergência do HC da Unicamp trazida pela mãe e ao dar entrada as equipes do CIATOX e da emergência pediátrica estavam preparadas com soro específico, porém, foi preciso refazer o acesso venoso que estava fora.O soro foi administrado na sala de emergência minutos após a entrada, a criança apresentou ligeira melhora, foi transferida para a UTI Pediátrica, mas o quadro clínico se agravou e o paciente foi a óbito na manhã do dia seguinte.O HC lamenta a fatalidade e reforça a importância do tempo para administração de soros dessa categoria”, informou o HC da Unicamp.

Prevenção e cuidados

A morte de Arthur serve como um alerta para a importância da prevenção de acidentes com escorpiões. É fundamental manter os ambientes limpos e organizados, evitar o acúmulo de lixo e entulho, e usar calçados fechados ao andar em locais com grama ou terra.

Em caso de picada de escorpião, é essencial procurar atendimento médico imediatamente, levando o animal para identificação, se possível. A rapidez no atendimento aumenta as chances de sucesso no tratamento.

Autor

Mais lidas

Natal Mágico de Holambra promete muitas luzes, decoração e atrações musicais 

Por que a areia do Guarujá é ‘fofa’ e a de Santos mais ‘rígida’? Entenda

Mãe suspeita de matar filho em Capivari será ouvida pela Polícia

Enigma do Medo: O jogo indie brasileiro que arrecadou R$ 4 milhões lança hoje

Chegada de frente fria em todo estado de São Paulo

VEJA TAMBÉM