Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Presidente Lula é submetido a cirurgia de emergência em São Paulo

Condição de saúde é resultado de um acidente doméstico ocorrido em outubro
Foto/reprodução: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi internado na noite de segunda-feira (9), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sentir dores de cabeça em Brasília. Exames de imagem indicaram uma hemorragia intracraniana, que exigiu uma cirurgia de drenagem do hematoma. De acordo com o hospital, o procedimento transcorreu sem complicações e Lula está estável, sob monitoramento na UTI.

O problema de saúde é uma consequência de um acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro, quando o presidente sofreu uma lesão na cabeça. Embora tenha participado de compromissos públicos posteriormente, o quadro de hemorragia só foi detectado agora, exigindo cuidados médicos urgentes.

O boletim médico divulgado na madrugada desta terça-feira (10) informou que a cirurgia, uma craniotomia, foi realizada com sucesso pela equipe liderada pelos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio. Lula, no momento, ‘está bem e sob vigilância constante’.

Uma coletiva de imprensa foi marcada para às 9h, onde serão fornecidas atualizações sobre o estado de saúde do presidente.

Hemorragia intracraniana

A hemorragia intracraniana é um sangramento que ocorre dentro do crânio, afetando estruturas como o cérebro ou as camadas que o protegem. Especialistas dividem a hemorragia intracraniana em quatro tipos: epidural, subdural, subaracnoide e intraparenquimal, dependendo da área afetada.

De acordo com a Clínica Mayo, a hemorragia intracraniana pode gerar pressão no cérebro devido ao acúmulo de sangue, afetando diversas funções neurológicas.


Continua após a publicidade

Isso pode resultar em sintomas como dor de cabeça progressiva, vômito, mal-estar e até perda de consciência. Tontura, confusão mental e alterações nas pupilas também são sinais comuns.

Além disso, problemas motores como paralisia e dificuldades na fala podem ocorrer, dependendo da gravidade e da localização do sangramento. A detecção precoce e o tratamento adequado são cruciais para evitar complicações mais sérias e danos permanentes ao cérebro.

Lula havia chamado o acidente de “uma bobagem” que cometeu, acrescentando que precisa aguardar “três ou quatro dias”, por recomendação médica, para saber “qual foi o estrago que fez a batida” – Foto/reprodução: Estadão Conteúdo

Lula sofre queda em Brasília

Em 19 de outubro, o presidente Lula sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência, batendo a região da nuca.

Ele precisou levar cinco pontos e fez exames de imagem, que foram repetidos para garantir sua saúde. Após cerca de uma hora no hospital, foi liberado para retornar a sua residência.

Apesar de ter sido orientado a evitar viagens longas, incluindo uma para a Rússia, onde participaria da reunião de cúpula do Brics, Lula afirmou que o ‘acidente foi grave, mas não afetou áreas mais delicadas de seu corpo’.

Autor

Mais lidas
adoção vila belmiro

Vila Belmiro recebe evento de adoção de pets

A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

feriado movimentação

Feriado prolongado de Páscoa deve ter movimentação recorde em destinos de SP

IMG_9823

CEO do Santos faz duras críticas em coletiva: “Este clube parou no tempo”

cade

CADE Day debate sobre infraestrutura

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );