Moradores da Rua Armando Topam, no Bairro Parque Bom Retiro, em Paulínia, reclamam da falta de limpeza em um terreno da Prefeitura na região.
Nossa equipe de reportagem do portal VTVNews foi até o local e constatou a insalubridade do espaço e a falta de cuidado. Lixos espalhados pelo chão e matos no entorno bem altos, além de um mau cheiro muito forte.
Segundo a Maria Flor, que é moradora do rua há mais de 20 anos, depois que as caçambas foram colocadas, o problema só piorou, pois além do lixo, muitos usuários de drogas fazem deste local sua morada.
“Aqui tem muita gente que vem para usar drogas, eles se escondem nos matos que ficam atrás das caçambas usando crack, cocaína e maconha. Eles ficam sentados em nossos portões e muitos até vendem drogas por aqui. A gente fica com medo, meu marido até responde na Justiça por ter se defendido de um dorgados que me xingou. A gente sempre liga pra prefeitura, pede ajuda, mas nada é feito”, disse Maria Flor.
Ainda de acordo com a Maria, muitos usuários de drogas veem até o local por causa dos lixos deixados por moradores, pois os usuários procuram o que vender para comprar drogas.
Nota da Prefeitura de Paulínia
“O recolhimento dos resíduos das caçambas ocorre de forma periódica. No entanto, o problema tem se agravado devido ao descarte irregular de materiais fora das caçambas disponíveis no local, somado à prática de garimpo de resíduos, que contribui para a dispersão do lixo pelo terreno e dificulta a manutenção da limpeza na área. Informamos que, como medida imediata, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos providenciará:
- A limpeza da área afetada
- A instalação de placas orientativas sobre o descarte correto de resíduos
- A ampliação do número de caçambas disponíveis no local, visando melhorar a capacidade de armazenamento e mitigar o descarte inadequado.
Adicionalmente, será intensificado o monitoramento na área para verificar a necessidade de outras ações que possam prevenir a reincidência do problema.”
Quando a Prefeitura de Paulínia soube da presença de uma equipe de reportagem no local, em poucos minutos mandou caminhões e um trator para realizar a limpeza do local.