Uma baleia encalhada na faixa de areia da Praia da Aparecida, em Santos, reuniu dezenas de curiosos na manhã desta sexta-feira (10/05). Trata-se de um filhote de jubarte (Megaptera novaeanclicae) de cerca de quatro metros de comprimento. O animal em sua fase adulta chega a 16 metros.
As baleias que vem da Antártida geralmente usam a costa brasileira com águas quentes para se reproduzir. Segundo o biólogo do Aquário Municipal de Santos, Marco Aurélio Gattamorta, o filhote já chegou à praia morto e em estado avançado de decomposição. A carcaça que boiou até a faixa de areia já tinha sido vista há poucos dias por moradores da redondeza.
Foram colocadas fitas de segurança para que os banhistas mantivessem distância da carcaça. A aproximação das baleias que ficam encalhadas é proibida por lei. Isso porque, quando vivas, podem ferir curiosos que se aproximam devido ao tamanho e a força. Mas quando estão mortas é que elas representam maior risco: devido à alta concentração de gases dentro do corpo, o animal pode explodir.
O Instituto Gremar foi acionado para fazer o trabalho de necropsia da baleia. As amostras coletadas serão analisadas no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no Guarujá, para tentar detectar com mais precisão as causas da morte do animal. O restante da carcaça, posteriormente, será removido pela limpeza pública do Município.
(COLABOROU PARA A REPORTAGEM GABY DE SABOYA)