Nesta quarta-feira (26/06), a Secretaria de Saúde de Santos vai realizar o 21º Mutirão de Combate ao Aedes aegypti de 2024 no bairro Vila Belmiro, a partir das 9h. Foram escalados 62 agentes de combate a endemias, que estarão devidamente uniformizados com colete verde e crachá. Eles vão se encontrar ao lado do posto de gasolina entre a Rua Carvalho de Mendonça e a Avenida Bernardino de Campos.
Santos já registrou 3.138 casos e uma morte por dengue em 2024. Os mutirões eliminaram 1.353 focos de larva.
A vacina contra a dengue segue disponível nas policlínicas para crianças e jovens de 10 a 14 anos. Para completar o esquema vacinal, são necessárias duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
O mosquito
As fêmeas do mosquito Aedes aegypti depositam ovos em locais de água parada. Esses ovos necessitam de água e calor para eclodir. Assim surgem as larvas, que mais tarde se transformam em pupa e, por fim, em mosquito.
Somente as fêmeas se alimentam de sangue humano, necessário inclusive para a maturação de seus ovos antes de serem depositados. Porém, se essa fêmea tiver picado uma pessoa infectada por dengue ou chikungunya, ela se torna transmissora dos vírus ao sugar o sangue de outros indivíduos.