Campinas recebe neste domingo (30/06) a 24ª Parada LGBT+, considerada a segunda maior de São Paulo. O evento tem início às 11h no Largo do Rosário, de onde os trios elétricos partirão e percorrerão as ruas Francisco Glicério, Avenida Moraes Salles, Rua Irmã Serafina, Avenida Anchieta e Avenida Benjamin Constant. Estima-se que 20 mil pessoas acompanhem os trios elétricos e assistam aos shows da programação.
O desfile começa na Rua Francisco Glicério e a previsão é que o evento se estenda até às 22h, com shows de mais de 50 artistas e quatro trios elétricos.
Nossa equipe ouviu um casal que está participando da Parada, Hebertt Morais e Flávio Mian, e eles destacaram a importância de celebrar essa data e de Campinas abrir espaço para comemorar o mês do orgulho. “Como aqui é a maior Parada do interior, acho muito importante a prefeitura se preocupar em manter um mês para nós, porque mostra a importância que temos também na sociedade”, aponta Flávio. Hebertt ainda complementa a fala do companheiro pontuando que a luta não deve cair no esquecimento: “É importante não deixar no esquecimento as lutas que passamos historicamente”, declara.
Importância:
Na última sexta-feira (28/06), foi o Dia Internacional do Orgulho LGBT, dedicado à luta por direitos e igualdade. Desde 1969, o mês de junho foi escolhido para dar visibilidade à causa, e essa escolha não foi por acaso. Remete a um ato de resistência que ocorreu na cidade de Nova York, quando frequentadores LGBT enfrentaram a brutalidade policial e se mantiveram unidos no bar “Stonewall Inn” por vários dias. Com o apoio de outros membros da comunidade reunidos do lado de fora, o dia 28 de junho se tornou um marco, simbolizando a conquista da liberdade para gays, lésbicas e demais grupos LGBTQIA+. Este dia é celebrado como o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA, destacando a importância da diversidade e da luta por direitos iguais.
*Colaborou para a reportagem Rodrigo Lima