A tensão no Oriente Médio segue causando preocupação internacional neste domingo (04/08). Na Faixa de Gaza, um bombardeio de Israel matou 18 pessoas, incluindo palestinos que estavam num hospital. Em Tel Aviv, ataque a faca de um homem palestino deixou dois mortos.
O temor de ampliação da guerra entre Israel e Hamas aumentou na última semana após assassinato de Ismail Haniyeh, líder político do grupo extremista palestino, no Irã, e de Fuad Shukr, um comandante sênior do Hezbollah no Líbano. Irã e aliados acusam Israel pelos ataques e prometem retaliação.
Violência
No subúrbio de Tel Aviv, um palestino foi “neutralizado” após matar a facadas dois idosos, um homem e uma mulher. Duas pessoas ficaram feridas. O suspeito era da Cisjordânia ocupada, segundo autoridades israelenses, e morreu num hospital.
Na Faixa de Gaza, ataques de Israel deixaram vários mortos. Uma ofensiva que mirava um extremista palestino causou explosões secundárias e deixou quatro mortos no pátio do hospital Al-Aqsa Martyrs, em que havia uma tenda para abrigar pessoas deslocadas por causa da guerra.
Também na cidade de Deir al-Balah, uma criança e pais dela morreram em ataque israelense. Em outra ofensiva, a uma residência, pelo menos oito pessoas, incluindo três crianças, foram mortas. Um ataque a um veículo na cidade de Gaza deixou ainda três mortos.
Nesse sábado (03/08), um bombardeio israelense a uma escola transformada em abrigo em Gaza matou 16 pessoas e feriu 21.
A guerra entre Israel e Hamas já deixou pelo menos 39.580 palestinos mortos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas. A ofensiva israelense também causou destruição de casas, comércios e deslocou a maioria dos 2,3 milhões de habitantes da região.
Na Cisjordânia, pelo menos 590 morreram em ataques de Israel desde o começo da guerra, segundo o Ministério da Saúde da Autoridade Palestina.
Iniciado em outubro de 2023, o conflito começou após o Hamas atacar Israel e matar pelo menos 1.200 pessoas, a maioria civis, e sequestrar cerca de 250 pessoas.
*Do SBT News/ Com informações da Associated Press