Rodrigo Alemão (PSB) foi o segundo candidato a participar da sabatina realizada pela VTV/SBT. O político, de 41 anos, nasceu em Cubatão, é formado em Direito pela Universidade Paulista e trabalha como advogado na cidade desde 2006.
Sua trajetória na política começou em 2001, como assessor parlamentar. Em 2016, foi eleito vereador e atuou como presidente da Câmara entre 2017 e 2018. Foi reeleito para o segundo mandato como vereador em 2020. Na sabatina, ele discutiu os principais desafios da cidade.
Saúde
Rodrigo Alemão afirmou que, caso se torne prefeito de Cubatão, dará continuidade às suas propostas para a área da saúde. De acordo com o candidato, a cidade é dividida em bairros muito distantes do centro, o que torna necessário que os serviços de saúde estejam próximos aos bairros dos munícipes.
Outro ponto de melhoria, segundo o candidato, seria o aumento dos salários dos médicos e a valorização desses profissionais. Além disso, ele propôs a ampliação do horário de atendimento das UBS (Unidades Básicas de Saúde) para incluir o período após o horário comercial. “Nós temos a proposta. Grande parte da população trabalha em expediente normal, das 08h às 17h, por exemplo, então, quando vai a uma UBS para passar pela consulta médica, encontra o local fechado”, salientou Alemão.
Rodrigo também destacou a ideia de um plano de governo chamado “Cubatão Saúde”, um aplicativo pelo qual o municipio terá no máximo 15 dias para realizar uma consulta médica. Caso isso não aconteça, o paciente será encaminhado para um hospital particular, com os custos cobertos pela prefeitura.
📲 Participe do canal VTV News no WhatsApp
Educação
Em relação à pauta de educação, Rodrigo Alemão destacou o plano de reestruturar as escolas da cidade. Para isso, ele pretende criar um departamento de manutenção escolar vinculado à Secretaria de Educação.
O candidato prometeu que seu gabinete ficará dentro das escolas públicas de Cubatão. “Meu gabinete não vai ser dentro da prefeitura. Meu gabinete vai ser dentro das escolas da cidade. Eu irei para a pior escola em termos de conservação e atenderei as pessoas ali dentro”, relatou.
Segurança
Rodrigo Alemão foi questionado sobre a segurança, que tem sido um dos problemas nas cidades da Baixada Santista. Vale destacar que a cidade de Cubatão, por estar próxima de ferrovias e rodovias, é alvo constante de roubos de cargas. O candidato admitiu que, de fato, o município enfrenta essa questão devido às rodovias que passam pela cidade e ao parque industrial que atrai a criminalidade.
“Eu quero trazer para a cidade de Cubatão algo que o governo do estado criou, mas que basicamente acabou, que são as bases comunitárias de segurança, mas municipais. Será um trabalho em conjunto com a Guarda Municipal e vai amenizar a sensação de segurança”, afirmou.
Habitação
O candidato também abordou o problema da habitação para a população que vive em áreas de risco, especialmente durante chuvas fortes. Rodrigo Alemão destacou que essas são realidades preocupantes e que o município cresceu de forma desordenada, sendo necessário conectar os bairros da cidade sem depender da locomoção para o centro. “Vamos aperfeiçoar e dar continuidade aos projetos habitacionais da cidade, pois ainda estamos longe do ideal”, enfatizou.
Alemão relatou que é essencial entender as necessidades da população, uma vez que muitos que se mudam para apartamentos acabam saindo ou vendendo o imóvel e retornando para as invasões devido à falta de clareza sobre os valores que precisam ser pagos.
Pergunta dos Internautas
Um dos diferenciais da sabatina realizada pela VTV/SBT foi a inclusão de perguntas feitas por internautas, interessados em conhecer a opinião dos candidatos sobre diversos assuntos. Uma das questões levantadas foi sobre as propostas do candidato para a geração de empregos.
Rodrigo Alemão mencionou que criará um aplicativo de cadastramento para microempreendedores da cidade, permitindo que eles possam prestar serviços de manutenção para o município, com um teto de valor de R$ 5 mil. Além disso, ele pretende entender as necessidades do parque industrial do município para criar políticas públicas que incentivem a geração de empregos.