A Polícia Federal (PF) de Campinas investiga o envio ilegal de aranhas para a Alemanha. A corporação cumpriu um mandado de busca e apreensão contra o suspeito da criação, venda e exportação ilegal dos animais na manhã desta sexta-feira (6) durante uma operação, que recebeu o nome de Arachne. (veja no vídeo abaixo)
Na casa do investigado, no Residencial Novo Mundo, em Campinas, foram encontradas diversas espécies da fauna silvestre. O total das apreensões ainda não foi divulgado pela Polícia Federal. Segundo a PF, a operação começou em outubro do ano passado depois de uma encomenda que iria para a Alemanha ser retida pelos Correios, já que a análise revelou a presença de 73 aranhas.
Os animais são do grupo Araneae, da família Theraphosidae, sendo 43 do gênero Avicularia. A corporação disse ainda que a exportação não tinha licença ambiental e as aranhas estavam em “condições degradantes” em uma caixa de papelão e em pequenos frascos plásticos sem alimentos.
As aranhas foram encaminhadas para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O órgão também acompanhou o cumprimento do mandado de busca e apreensão. O suspeito vai responder pelo crime de venda e exportação de animal da fauna silvestre sem a devida licença.